PMU e CMAA ofertam curso de artesanato sustentável para mulheres

Compartilhe este post

A Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) e a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) irão ofertar uma capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade. A ação faz parte do projeto “Mãos que Transformam” e, além de trazer autonomia para as participantes, também visa incentivar o aproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar.

Unindo empreendedorismo feminino e sustentabilidade, a iniciativa pretende proporcionar uma percepção concreta de inclusão social e de preservação do meio ambiente. O bagaço da cana-de-açúcar está longe de ser um material descartável e pode ser transformado em diversos tipos de utensílios e itens decorativos. Dessa forma, as participantes vão aprender um novo formato de artesanato e poderão se tornar agentes da mudança, multiplicadoras do comportamento sustentável.

Além do curso de artesanato gratuito e com certificado, o projeto irá oferecer uma oficina sobre como ser Microempreendedor Individual (MEI) na prática, conduzida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na ocasião, as alunas também terão a oportunidade de conhecer a rede de suporte da Sala Mineira do Empreendedor. No final, a turma será capaz de aplicar o conhecimento adquirido na criação de produtos diversos, com foco na geração de renda.

As aulas começam no dia 6 de junho e vão até o dia 5 de julho, ministradas na Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (FETI). No dia 6 de julho está prevista a oficina sobre como ser MEI, na Sala Mineira do Empreendedor. Para encerrar o cronograma, no dia 10 será realizado um evento de formatura, com exposição das artes produzidas, no anfiteatro do Centro Administrativo de Uberaba.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: uberaba.mg.gov.br/agendamento, pelo telefone e WhatsApp (34) 3318-7464, ou presencialmente no Sine Uberaba e Sala Mineira do Empreendedor, das 14h às 17h, na Rua Tristão de Castro, 105 – Centro.
A iniciativa é da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) e Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com o projeto Todos por Uberaba.

Confira outras notícias: