Com foco em geoprodutos, Prefeitura de Uberaba recebe artesãs

Compartilhe este post

Nesta sexta-feira (18), a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) e da Secretaria do Agronegócio (Sagri), recebeu representantes da Associação dos Artesãos de Uberaba (Uberfama). A reunião aconteceu na Sedec e também contou com a presença do vereador Samuel Pereira.

As artesãs da Uberfama e o vereador foram recebidos pelos secretários da Sedec, Rui Ramos, e da Sagri, Agnaldo da Silva. O intuito da reunião foi estimular a produção de peças artesanais que possam ser consideradas geoprodutos, dessa forma, fomentando a geração de renda para os artesãos, além de fortalecer a identidade do Aspirante Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes. A ideia é que os materiais sejam feitos com bagaço de cana, via projeto Mãos que Transformam, por meio da Sala Mineira do Empreendedor.

Conforme a definição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), os geoprodutos podem ser conceituados como a produção sustentável de artesanatos, que representem a geodiversidade local.

As instituições signatárias do Aspirante Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes são a Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Aspirante Geoparque conta com o importante apoio da Câmara Municipal de Uberaba.

Confira outras notícias: