A secretária de Saúde, Valdilene Rocha, reuniu sua equipe, na manhã desta terça-feira (29), para discutir a recomposição do Comitê Técnico de Enfrentamento da Covid-19 e medidas educativas voltadas à população.
Durante a reunião, foi destacado que não há confirmação de casos da nova variante da Covid- 19, em Uberaba, a EG.5.
“Fizemos uma reunião com a equipe da Secretaria de Saúde, pois é importante a reestruturação do Comitê Técnico de Enfrentamento da Covid. Estamos lidando com uma nova variante que já está identificada em vários países. No Brasil, em São Paulo apenas. Não temos casos em Uberaba, mas já nos preparamos para que a nossa população continue sendo assistida. Reforçamos a todos, que as medidas sanitárias não medicamentosas devem ser mantidas no nosso cotidiano, assim como a atualização da carteira vacinal”, explicou Valdilene.
A infectologista Danielle Borges Maciel destacou que, apesar do registro de um caso em São Paulo, não houve modificação no cenário de notificações para a doença ou aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil, no momento, não havendo necessidade de mudança das recomendações vigentes.
“A imunização continua sendo a principal forma de proteção, principalmente para casos graves, internações e óbitos. O calendário vacinal para Covid-19 deve ser atualizado com as doses de reforço recomendadas; todas as pessoas com 6 meses de idade ou mais devem ter pelo menos 3 doses de vacina”, destacou Danielle.
Segundo ela, grupos de risco (pessoas com 60 anos ou mais, imunossuprimidos, gestantes, população indígena e profissionais de saúde) devem ter doses de reforço com não mais de 1 ano de intervalo da dose anterior, preferencialmente com a vacina bivalente. As vacinas se mantêm ativas na proteção de gravidade e morte para todas as variantes circulantes atualmente, incluindo a EG.5.
Ainda segundo Danielle, é recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que aquelas pessoas que são grupo de risco para as formas graves da doença, que além de estarem com a imunização em dia, devem também usar máscara ao sair de casa ou quando estiverem em local de aglomeração.
Estiveram presentes no encontro, a diretora de Atenção à Saúde, Aline Nayara Afonso Rezende Tristão, o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção, a coordenadora do Complexo Regulador, Tacimara de Oliveira Reis, a chefe de Seção de Política Nacional de Promoção da Saúde e Vigilância de Agravos, Bruna Pimenta, a infectologista Danielle Borges Maciel e a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Fernanda Mendonça.
Onde vacinar contra Covid-19 em Uberaba
Das 8h às 16h: USF Dr. Edison Reis Lopes (São Cristóvão); UMS George Chireé (Alfredo Freire); USF Inimá Baroni (Amoroso Costa); UMS Maria Tereza (Bairro de Lourdes); USF Rosa Maria Frange Montes do Nascimento (Cartafina); USF Virlânea Augusta de Lima (Maracanã); UMS Luiz Meneghello (Volta Grande); UBS D. Aparecida Conceição (Parque São Geraldo); USF Jacob José Pinto (Cássio Rezende); UBS Juca Inácio (Santa Maria); USF Julieta Andrade (Recreio dos Bandeirantes); USF Maria Bárbara de Oliveira Tia Lola (Uberaba I ); UBS Norberto de Oliveira Ferreira (Morada do Sol); USF Beija-Flor; USF Planalto (Planalto); USF Fausto Cunha (Borgico/Calcário); USF Sebastião Lima Costa (Capelinha do Barreiro Baixa); USF Palmira Conceição (Santa Rosa).
Das 8h às 20h: UMS Aluízio Prata (Elza Amui); UMS Álvaro Guaritá (Vallim de Melo); UMS Roberto Árabe Abdanur (Mercês); e UMS Valdemar Hial Júnior (Tancredo Neves).

