O Projeto Basquete Cidadão deu início a uma nova e importante etapa em Uberaba: a fase de cursos de formação técnica na área de arbitragem esportiva. A iniciativa ocorre por meio da parceria entre a Liga Nacional de Basquete (LNB) e a Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (Feti), ampliando as oportunidades de qualificação profissional por meio do esporte.
Nesta fase, estão sendo oferecidos dois cursos gratuitos: Oficial de Mesa (mesário) e Oficial de Arbitragem (árbitro). As formações acontecem aos sábados, com duração de quatro horas por encontro, totalizando 16 sábados de atividades, com aulas teóricas e práticas.
Além das vagas destinadas aos jovens participantes do projeto, o Basquete Cidadão conseguiu disponibilizar 15 vagas específicas para professores da área da saúde e do esporte, bem como para a população em geral da cidade e região, fortalecendo o caráter inclusivo e comunitário da iniciativa.
Os alunos recebem duas apostilas didáticas, lanche em todos os encontros e materiais essenciais para a atuação, como apito e calça de arbitragem. Durante o curso, os participantes passam por avaliações teóricas e práticas, que definem a aprovação final.
Os alunos aprovados passarão a integrar o quadro oficial da Federação Mineira de Basquete e da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais, possibilitando a atuação profissional em competições oficiais.
As aulas tiveram início no último sábado, dia 31, e o curso jovem é voltado para participantes a partir de 15 anos. O responsável pelo Projeto Basquete Cidadão em Uberaba, Mário Fernandes, o Marão, destacou a importância da iniciativa para a formação cidadã e profissional.
“O Basquete Cidadão vai além da prática esportiva. Ao abrir vagas também para professores e para a comunidade, o projeto amplia seu impacto social e contribui para a formação técnica de pessoas que podem multiplicar esse conhecimento”, afirmou.
A presidente da Feti, Sônia Manzan, reforçou o compromisso da instituição com ações que promovem inclusão e desenvolvimento. De acordo com ela, a Fundação acredita no esporte como ferramenta de transformação social e profissional.
“Essa parceria com a Liga Nacional de Basquete reafirma nosso compromisso em oferecer qualificação, oportunidades e novas perspectivas para jovens e para a comunidade”, destacou.
A fase de cursos do Projeto Basquete Cidadão conta com o patrocínio da Valmont (Valley) e da Whirlpool Corporation, empresas que apoiam iniciativas voltadas ao desenvolvimento educacional, social e esportivo.

