Escolas da rede municipal de ensino de Uberaba começaram a receber kits educativos especiais como reconhecimento pelo engajamento em prol da sustentabilidade e da justiça climática. Essa premiação é o resultado da participação ativa de Uberaba na VI Conferência Regional Infantojuvenil do Meio Ambiente (CNIJMA).
O processo de mobilização ocorreu entre os meses de abril e maio de 2025, culminando na Etapa Regional realizada no dia 17 de junho. Sob o tema central “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, as escolas municipais desenvolveram diagnósticos da realidade local e traçaram projetos de ação para enfrentar desafios ambientais em diferentes prazos.
A conquista beneficia 11 unidades escolares da rede municipal: E.M. Prof. José Macciotti, E.M. Vicente Alves Trindade, E.M. Maria Carolina Mendes, E.M. Prof. Anísio Teixeira, E.M. Profa. Niza Marquez Guaritá, E.M. Frederico Peiró, E.M. Profa. Olga de Oliveira, E.M. Norma Sueli Borges, E.M. Monteiro Lobato, E.M. Boa Vista e E.M. Profa. Terezinha Hueb Menezes.
A premiação, enviada pela Superintendência Regional de Ensino, contempla professores orientadores, estudantes, delegados e suplentes que se dedicaram à elaboração de projetos de impacto socioambiental.
Cada kit é composto por itens que simbolizam o compromisso com o planeta, incluindo ecobag, squeeze, boton, caderneta e um lápis semente, ferramenta que permite aos alunos literalmente plantar o futuro após o uso do material.
A distribuição dos materiais tem o objetivo não apenas de valorizar o esforço individual e coletivo, mas também incentivar a continuidade de práticas pedagógicas que estimulem a formação de cidadãos conscientes e ativos em suas comunidades.
O sucesso da iniciativa contou com o suporte fundamental de 25 Grupos de Liderança – Agentes do Meio Ambiente (AMA), que articularam as discussões no espaço escolar com o apoio da Diretoria de Apoio à Educação Básica e do Departamento de Arte e Cultura (Deac) da Secretaria de Educação (Semed).
“Além dos projetos práticos, o processo fortaleceu o protagonismo juvenil por meio da eleição democrática de delegados, garantindo que a voz dos estudantes de Uberaba ganhasse força e representatividade na busca por um futuro mais sustentável”, destacou a chefe do Deac, Julia Gontijo.

