Educação realiza última reunião sobre valorização do administrativo escolar

Compartilhe este post

Imagem: Arquivo

A Secretaria de Educação (Semed) realizou, nesta sexta-feira, 26, a última reunião da comissão instituída para a criação do projeto de lei de valorização do administrativo escolar. O encontro consolida um processo marcado pelo diálogo constante, transparente e democrático entre o Governo Municipal, os representantes da categoria, por meio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), e o Poder Legislativo, representado pela presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereadora Rochelle Bazaga.

Com a conclusão dos trabalhos do grupo, o texto do PL agora segue em trâmite interno na Prefeitura para os ajustes finais e pareceres jurídicos e, em seguida, será formalmente encaminhado à Câmara de Vereadores para votação.

O pacote de benefícios garante a valorização real de 1.086 profissionais, contemplando diretamente 635 assistentes de serviços públicos, 368 oficiais de gestão educacional e 83 agentes de gestão educacional que atuam na base operacional e administrativa das escolas e Cemeis.

A proposta prevê um aumento progressivo de 25% sobre o valor salarial atual, fruto de um esforço conjunto que envolveu também a Secretaria de Administração (SAD), a Comissão de Gestão Eficiente e a Chefia de Gabinete desde o início dos trabalhos, em junho de 2025.

Entre as conquistas históricas consolidadas no documento, destaca-se o desachatamento das tabelas salariais, garantindo uma estrutura de aumentos que soma 10% de ganho real mais o reajuste inflacionário ainda este ano, seguidos por reajuste anual somado a 5% de valorização nos próximos três anos.

Além do ganho financeiro, a proposta assegura a equiparação desses servidores aos demais agentes da administração municipal, o fornecimento contínuo de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a implementação de revezamento e horários diferenciados durante os recessos escolares, unindo a responsabilidade fiscal ao respeito com quem garante o funcionamento cotidiano das unidades de ensino.

Confira outras notícias: