Previous
Next
Previous
Next

Bicicleta como meio de transporte é uma opção viável para substituir o carro

Compartilhe este post

A bike pode mudar o mundo e seu uso como meio de transporte pode ajudar a reduzir drasticamente a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Essa conclusão é o resultado de estudos científicos que analisaram os benefícios ambientais da utilização da bicicleta.

Estudo feito pela Universidade de Copenhague, analisou a substituição do carro por bicicleta na cidade de Copenhague, na Dinamarca. Os pesquisadores concluíram que se os moradores de Copenhague substituíssem o carro por bicicleta, a emissão de gases de efeito estufa diminuiria em 9%.

Além disso, a substituição proporciona benefícios ambientais e à saúde, como redução do estresse, melhoria da capacidade cardiorrespiratória e diminuição dos riscos de doenças ligadas ao sedentarismo. 

Ainda que sejam conhecidos os benefícios ao meio ambiente e saúde, a utilização da bicicleta ainda é pouco difundida no Brasil. Segundo um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apenas 6 de cada 100, dos brasileiros utilizam a bicicleta como meio de transporte.

Para incentivar o uso da bicicleta, o governo brasileiro criou o Programa de Incentivo ao Uso da Bicicleta (PROBICICLETA), que oferece benefícios fiscais para as empresas que instalarem bicicletários em seus estabelecimentos.

O Brasil ainda enfrenta grandes desafios para estimular o uso da bicicleta, como a falta de infraestrutura adequada (ciclovias, bicicletários, estacionamentos seguros, etc.) e a falta de cultura do uso. 

 

Confira outras notícias: