Previous
Next

Acidez Urbana – por François Ramos & Leilane Vieto

Compartilhe este post

Contra
O ex-deputado Federal Franco Cartafina, homem forte do PP em Uberaba, não é favorável à criação de uma federação com o União Brasil e o Republicanos. Porém, o senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do Progressistas, já anunciou que ela pode sair ainda em 2024.


Resistência
Franco Cartafina deve ser reunir com o presidente da sigla em Minas Gerais, Antônio Pinheiro Neto, para conversar sobre o impacto desta fusão nas articulações que já se encontram em andamento para as eleições municipais deste ano. Vale lembrar que no fim do ano passado Franco anunciou que caminharia junto com Tony Carlos (MDB) e Paulo Piau (PSDB).


E agora?
Franco Cartafina, além do próprio PP, traz consigo para a disputa da sucessão de Elisa Araújo (Solidariedade), outros três partidos: o Podemos, o Avante e o Agir. Embora o desejo seja caminharem juntas na disputa pelo Executivo, a ideia inicial é que cada uma das siglas lance chapa de vereadores própria, o que seria prejudicado com a consolidação da federação.


Parabéns!
Atualmente, integrando o governo de Romeu Zema (NOVO), na Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Franco Cartafina esteve entre as autoridades que cumprimentaram a jornalista Lídia Maria Prata Ciabotti, que, na última quarta-feira (31/01), se tornou a primeira mulher a assumir a presidência da Associação Comercial e Industrial de Uberaba (ACIU) desde a sua fundação, há um século.

Foto: Reprodução Instagram/@francocartafina


Prioridade
A diretora presidente do Grupo JM de Comunicação já chegou ao comando a ACIU mostrando a que veio. Em discurso na solenidade de posse, reivindicou à prefeita Elisa, com quem possui excelente relação, que determinasse à sua equipe agilidade nos “projetos arquitetônicos e urbanísticos para transformar nosso centro urbano num lugar onde as pessoas tenham prazer de estar e interesse de se instalar e viver”.


Revitalização
De acordo com Lídia Prata, a revitalização do centro de Uberaba é uma prioridade para a nova direção da ACIU. Esta é uma ótima notícia para a cidade, pois quem conhece a disposição e o trabalho desta mulher sabe que seu discurso representa mais que uma esperança renovada, é compromisso.


Positivo
A prefeita Elisa Araújo (foto), ainda durante a cerimônia de posse da nova diretoria da ACIU, adiantou para a presidente Lídia Prata, que está encaminhando para a Câmara Municipal dois projetos visando a reocupação do centro da cidade e sua modernização. Após décadas estagnado, finalmente o comércio de rua pode renascer em Uberaba. Ruas que hoje parecem “mortas”, como boa parte da São Benedito, a Artur Machado (em significativa parcela de sua extensão) e a Tristão de Castro, podem voltar a ser sinônimo de empreendedorismo e emprego.

      Foto: Reprodução Instagram/@elisauberaba


Viagem
A BR-262 movimentará a agenda de Elisa Araújo na próxima semana. A prefeita irá a Brasília para tratar do assunto pessoalmente com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, com quem tem audiência confirmada. O projeto apresentado pela ANTT, com duplicação de um pequeno trecho e terceira pista em pontos que forem “julgados” necessários, não agradou à chefe do executivo, que reafirmou seu compromisso de continuar lutando pela duplicação total entre Uberaba e Belo Horizonte.


Crítica
De outro lado, o ex-deputado estadual Tony Carlos, pré-candidato do MDB à sucessão de Elisa, bateu forte esta semana na precariedade da rodovia MG-427, no trecho entre Uberaba e Conceição das Alagoas. O jornalista fez circular imagens que comprovam que em algumas partes do percurso a via apresenta geografia semelhante a lunar: está cheia de crateras. Não bastassem os prejuízos mecânicos que a pista provoca, o motorista ainda precisa pagar um pedágio de R$12,70. Simplesmente absurda essa situação!

Titular
O PSDB Uberaba recebeu, na noite de ontem, um grande reforço em seus quadros. Trata-se do ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, que foi um dos grandes protagonistas no processo de instalação do Grupo Petrópolis (cerveja Itaipava/Petra) na cidade. Ele já assinou sua ficha de filiação no ninho tucano.

Vice?
O PSDB já contava com ex-prefeito Paulo Piau, que no final do ano passado anunciou que estaria ao lado de Tony Carlos (MDB) e Franco Cartafina (PP), nas próximas eleições. Seria “Zé Renato” (foto) o nome do partido para vice-prefeito?

         Foto: Reprodução Instagram/@zerenato.gomes


Articulações
Caso seja esta a intenção, de quem o ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico seria companheiro de chapa? Afinal, apesar do anuncio de estarem juntos, dificilmente Tony Carlos abre mão de se candidatar para a Prefeitura este ano. Paulo Piau, por sua vez, disse, em entrevista a Rádio JM, que se candidatar para a chefia do Executivo uma terceira vez “não é um sonho, mas uma responsabilidade”. Enquanto isso, Franco Cartafina precisa ponderar a possibilidade da formação de uma federação entre PP, União Brasil e o Republicanos. 


Competente
A verdade é que Zé Renato seria um bom nome para compor chapa com qualquer candidato, até mesmo com Elisa Araújo, caso uma aproximação se torne possível no futuro. Na política tudo é possível!


Conhecimento
Na próxima quarta-feira, o convidado da coluna “Acidez Urbana!” é o sheik Rodrigo Jalloul, líder religioso do Centro Islâmico da Penha, em São Paulo. Na entrevista ele nos apresenta os principais fundamentos do Islamismo, debate questões relativas ao preconceito e à discriminação contra a fé mulçumana, e, também fala um pouco sobre as ações sociais que desenvolve em conjunto com o padre Júlio Lancellotti, em favor do povo de rua.


Frase
“⁠A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes.”
(Winston Churchill)

Confira outras notícias: