Polêmico
Candidato a prefeito de Uberaba pelo PSTU, o advogado Adriano Espíndola afirmou em seu Instagram que no Brasil “morrer vem com anistia automática e bajulação”. A crítica refere-se a Silvio Santos e às muitas manifestações de apreço ao apresentador do SBT após seu falecimento, no último final de semana. De acordo com o socialista, o também empresário lançou a Tele Sena, “um modelo de aposta proibido, disfarçado de capitalização” e o Baú da Felicidade, que “era uma picaretagem”.
Tem mais
Ainda segundo a postagem de Adriano Espíndola, o dono do Sistema Brasileiro de Televisão apoiou o golpe militar e todos os presidentes da República, tornando-se uma espécie de “office boy de luxo do governo”. O candidato a prefeito recorda que Silvio Santos, exibia campanhas com o slogan do regime militar “Brasil, ame-o ou deixe-o” e que durante o governo de Jair Bolsonaro voltou exibir “A semana do presidente” (como fez durante a ditadura). Ao final, o texto publicado pelo socialista arremata: “Enfim, um dos ícones da nossa TV, mas santo só no sobrenome”.
Globalizado
Apesar das restrições à globalização e aos instrumentos que o mercado se apodera para disseminar, entre outros, a ideologia de consumo, o candidato Adriano Espíndola mostra disposição em “expropriar” o estilo tiktoker para desenvolver sua campanha socialista visando à Prefeitura de Uberaba. As dificuldades impostas pelos recursos limitados determinados pelo critério de distribuição do Fundo Eleitoral parecem estar sendo superadas pelo PSTU com o uso da mesma tecnologia que dá suporte às ações de alienação empreendidas pelo capitalismo.
Arte: Leilane Vieto
Compromisso
Anderson Adauto, usou as redes sociais para fazer críticas em relação à situação em que se encontra o histórico “Cine Teatro Vera Cruz”. De acordo com o candidato da “Federação Brasil da Esperança” à Prefeitura, a “cultura uberabense precisa de um gestor com olhar atento a espaços tão importantes como este”, que infelizmente “não funciona como deveria”. No vídeo AA lembra que adquiriu e reformou o espaço em seu mandato à frente do Executivo municipal e mostra as paredes pichadas e um prédio em situação de abandono, se comprometendo a “trabalhar para que ele volte a ser o que era antes”.
Mas…
Por sua vez, a Prefeitura de Uberaba já anunciou aprovação, junto ao Conselho de Política Cultural (CMPC), na formulação do Plano Anual da Aplicação de Recursos no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), de cerca de meio milhão de reais para adequações na estrutura do “Teatro Municipal Vera Cruz” (nome adquirido após a aquisição pelo Município), o que inclui a manutenção de telhado (calhas, rufos, pingadeiras e telhas), parte elétrica da área administrativa e a contratação de empresas especializadas para confecção dos projetos necessários para a reforma/manutenção e restauro do prédio.
Gestão
De acordo com o governo municipal, a decisão de fechar o teatro foi difícil, mas necessária, pois a falta de investimentos em manutenção ao longo dos anos comprometeu a segurança do espaço público o que exige refazer 100% da parte técnica de palco, rede elétrica, hidráulica, restauro e a troca das poltronas. Segundo a assessoria da prefeita Elisa Araújo, logo após o fechamento do Teatro Vera Cruz, deu-se início a uma série de conversas e tratativas para conseguir recursos/patrocínio junto ao Banco do Brasil, para reforma/manutenção e restauro do espaço, porém, elas não avançaram com a rapidez desejada.
Arte: Leilane Vieto
Vai demorar?!
Anderson Adauto, em seu vídeo, afirmou que se voltar à Prefeitura nas próximas eleições coloca o prédio histórico para funcionar logo em seu primeiro ano de mandato. O governo municipal, por sua vez, afirmou que considerada a importância do espaço cultural para a comunidade de Uberaba e da região, articulações junto ao Conselho de Política Cultural já estão sendo feitas para assegurar, nos próximos três anos, os recursos para a reforma e restauro do Teatro Vera Cruz.
Direita
Samir Cecílio Filho e Romeu Borges, respectivamente os candidatos a prefeito e vice pelo Partido Liberal, do ex-presidente Jair Bolsonaro, estão cumprindo a agenda eleitoral em ritmo acelerado. Os conservadores foram recebidos pela diretoria do Rotary Uberaba Leste e apresentaram aos rotarianos suas propostas para a Prefeitura de Uberaba, além de responder questionamentos e receber sugestões. De acordo com Samir Cecílio, um encontro “altamente produtivo”.
Solidariedade
O Rotary Club de Uberaba-Portal do Cerrado promove no próximo domingo (25/8) a 10ª edição de sua Feijoada Beneficente. Evento acontecerá a partir das 12h, no salão da Loja Maçônica 20 de Agosto, localizada na Avenida Santos Dumont, n. 2650 (Entrada pela Avenida Afrânio de Azevedo). No cardápio? Aquela deliciosa feijoada, arroz branco e couve. Os convites de adesão custam R$50,00 (cinquenta reais), mas as bebidas não estão incluídas, serão pagas à parte.
Foto: Reprodução/Instagram
Pra valer!
Hoje (22/08), os candidatos da chapa pura do PSDB que disputam a Prefeitura de Uberaba, Paulo Piau (prefeito) e José Renato Gomes (vice-prefeito), foram os primeiros convidados da série de “sabatinas” promovida pelo “Programa de Frente Pra Notícia” (Rádio JM). Aos jornalistas Paulo Garcia e François Ramos eles responderam questões e apresentaram propostas para: Saúde, segurança, educação, transporte, geração de empregos, captação de investimentos e infraestrutura de água e esgoto. Todas as seis chapas que concorrem ao Executivo terão a mesma oportunidade, sempre às quintas-feiras, das 11h às 12h.
Insatisfação
Piau disse que, em suas andanças pela cidade, tem ouvido a população e não tem dúvida de que a saúde é o maior problema enfrentado pelo povo, em especial no que se refere à saúde básica. Para o ex-prefeito o Programa de Saúde da Família não está cumprindo seu papel e os “postinhos” se mostram incapazes de dar solução aos problemas da comunidade. A fila eletrônica foi caracterizada por ele como desumana: “A pessoa sai com recomendação para fazer uma endoscopia, por exemplo, espera de 6 meses a 1 ano? A doença não espera”.
Postão
Para acabar com a fila eletrônica Paulo Piau e José Renato propõem criar o “Postão”, um espaço que seria instalado no centro da cidade (o que também contribuiria para movimentar a região). Nele, além de um centro de telemedicina (para resolver casos simples), haveria o atendimento de especialidades: mediante consultas com médicos de área e agilidade nos exames “daremos pra quem não tem plano de saúde a oportunidade de viver, de sobreviver, pois tem gente morrendo por falta de assistência”. O ex-prefeito disse ainda que não falta dinheiro pra isso, mas sim gestão.
Péssimo
Paulo Piau também se manifestou em relação à educação de Uberaba. Segundo o candidato do PSDB ao Executivo, conforme se extrai dos resultados do Ideb-2023 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a cidade regrediu a patamares de 13 anos atrás, e, embora a pandemia possa ter contribuído para isso, não é a única responsável, pois várias cidades teriam conseguido se manterem estáveis no mesmo contexto. Para o tucano, essa desculpa que estaria sendo utilizada pelo governo, não é suficiente para justificar a regressão.
Imagem: Reprodução/Facebook/Paulo Garcia
Necessário
O excesso de burocracia e de exigências que não deveriam ser prioridade estão afastando o docente de seu real objetivo, que é ensinar: “fazem três relatórios, para três pessoas diferentes, uma confusão administrativa, isso não é justo com os professores”. Segundo Paulo Piau mais de 1.100 professores do município estão “adoecidos” graças ao excesso de cobrança.
Frase
“O Ideb caiu. A escola de tempo integral piorou. A escola inclusiva… infelizmente, esses meninos estão desassistidos”.
(Paulo Piau, no programa “De Frente pra Notícia”, 22/08/24)