Previous
Next

Acidez Urbana por François Ramos & Leilane Vieto

Compartilhe este post

Tony lidera
Pesquisa que foi contratada pelo Sinduscon/Uberaba, realizada pelo AR7 entre os dias 19 e 20 de agosto, e registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o n. MG-00444/2024, coloca Tony Carlos (MDB) em primeiro lugar na preferência dos entrevistados para assumir a Prefeitura de Uberaba a partir de 2025. O ex-deputado estadual, que faz dobradinha com Franco Cartafina (Progressistas) ficou com 31,7% das intenções de voto no cenário estimulado.

Contudo
Com margem de erro de 4,9%, a pesquisa da AR7 ouviu 400 pessoas em todas as regiões da cidade, tem 95% de nível de confiança e apresenta um cenário ainda indefinido na disputa majoritária, uma perspectiva reforçada devido ao elevado percentual de eleitores indecisos. Tony Carlos é seguido pela prefeita Elisa Araújo, que tenta a reeleição e teve o voto de 24,1% dos entrevistados.

3ª via
O ex-prefeito Anderson Adauto (PV), ainda com indefinição quanto às suas condições jurídicas de elegibilidade, ficou em terceiro lugar na pesquisa divulgada no último final de semana. O candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conquistou a preferência de 14,2% dos eleitores ouvidos pela AR7.

 Arte: Leilane Vieto

Crescimento
Candidato do PSDB na disputa pela sucessão de Elisa Araújo, o ex-prefeito Paulo Piau teve desempenho superior ao verificado na pesquisa realizada pelo Datatempo (Reg. TRE-MG 01650/2024) e divulgada no início de agosto, quando teve 7,8% da preferência popular. Agora, na pesquisa realizada pelo AR7, na busca por seu terceiro mandato no Executivo municipal, Piau conta com a preferência de 11% dos eleitores entrevistados.

Queda
Comparado ao desempenho obtido na pesquisa Datatempo, Samir Cecílio Filho, candidato do Partido Liberal à Prefeitura de Uberaba, registrou piora de resultado no percentual de intenção de voto. No instrumento divulgado no início do mês, o conservador contava com 6,6% enquanto no levantamento do AR7 ficou com 3,9%.

E eu?
O socialista Adriano Espíndola (PSTU), que tem como companheira de chapa a militante sindical Simea Freitas (PSTU), não pontuou na pesquisa (nos cenários estimulado e espontâneo) realizada pelo AR7. Contudo, ficou com a menor taxa de rejeição entre os seis postulantes ao Executivo municipal. Questionados “se a eleição para prefeito de Uberaba fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) Sr.(a.) não votaria de jeito nenhum?”, 29,3% dos entrevistados apontaram Elisa Araújo, conferindo à atual prefeita o maior índice de rejeição.

Arte: Leilane Vieto

Rejeição
No quesito rejeição, Anderson Adauto ficou em segundo lugar, com 18,9% das indicações dos entrevistados pelo AR7; seguido de Tony Carlos, com 12,6% e Paulo Piau, com 11,8%. O candidato do Partido Liberal mereceu 7,7% dos apontamentos.

Solidariedade
Alunos do 1º e 4º períodos do curso de Direito da Faculdade Presidente Antonio Carlos (Unipac de Uberaba), realizam, no próximo dia 9 de setembro, a “V Gincana Direito, Futebol, Diversidade e Solidariedade”. Com foco na riqueza da diversidade e na importância da democracia, a instituição promoverá uma série de atividades com os universitários. No programa está a arrecadação de alimentos que serão destinados à ONG Mãos Amigas.

Escassez
A constante redução de volume do rio Uberaba, provocada pela seca intensa que atinge a cidade, fez com que a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (CODAU) tivesse que colocar em operação, no último domingo (25), mais um conjunto de motobomba do sistema de transposição do rio Claro. Agora são dois motores elétricos e mais dois motores movidos à diesel que estão bombeando cerca de 500 litros/segundo de água para complementar a vazão do rio Uberaba, a principal fonte de captação de água da cidade.

Briga
Contrário ao que muitos imaginam, indisciplina e agressividade de alunos infantes não é problema exclusivo da rede pública de ensino. Na última sexta-feira (24/8), o filho de um advogado foi agredido por um colega de sala de aula, em uma tradicional escola privada da cidade. Foi necessário que o professor intervisse para evitar o enforcamento da vítima pelo agressor. Os envolvidos? Crianças de dez anos da idade, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. O resultado? Até agora, só aquele que parece já ter virado regra universal: “abafa o caso” e “passa o pano” para o autor da violência.

Bronca
Candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Carlos Viana (Podemos), deixou muita gente insatisfeita com o teor de declaração feita por ele durante a sabatina da rádio FM “O TEMPO” – 91,7. Ele foi um dos mais fiéis aliados de Jair Bolsonaro, sendo até escolhido como vice-líder no Senado, mas defendeu que a direita precisa de um novo líder no país e que “Bolsonaro é coisa do passado”.

Pra somar
O Arcebispo Metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, presidirá, no próximo dia 29 de agosto, quinta-feira, às 19h30, a Santa Missa de fundação do Centro de Evangelização Shalom, instalado na cidade, na Rua Dr. João Severiano Rodrigues da Cunha, nº 391, bairro Cássio Rezende. A casa de missão da Comunidade Shalom, contará com cinco missionários (Myrella, Gisely, Fabiana, Bryan e Igor), para desenvolver atividades de evangelização, com foco nos jovens.

  Arte: Divulgação/Arquidiocese de Uberaba

Pois é…
Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na última quarta-feira, o projeto que altera as regras de inelegibilidade (PLP 192/2023) modificando a contagem do prazo em que um político cassado fica impedido de concorrer a mandato, abre a pauta do Plenário no próximo dia 28/8. Se aprovado, determinará que o período de inelegibilidade passe a ser único: 8 anos, contados a partir da decisão que resultou na perda do mandato. Em caso de condenações sucessivas, o prazo máximo de inelegibilidade será de 12 anos.

Frase
“Na grande mídia, dizem que eu não entendo de economia, mas vou disputar eleições no ano que vem, não o vestibular.”
(Jair Bolsonaro)

Confira outras notícias: