Acompanhe o cronograma de vacinação desta terça-feira (15)

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A vacinação contra a Covid-19 dará um salto em Uberaba com os avanços que terão início a partir desta terça-feira (15). O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, informa que os grupos que começam a ser vacinados nesta terça-feira serão fixos. Ao longo da semana seguirá a vacinação de profissionais da Saúde, a partir de 28 anos, seguindo as categorias que já vinham sendo contempladas anteriormente e adicionando ainda entregador de farmácia, recepcionistas, atendentes e secretárias de clínicas, laboratórios e afins. A vacinação passa a contemplar ainda as pessoas com deficiência permanente sem o cadastro no BPC já a partir de 18 anos, além da inclusão dos trabalhadores da Educação do Ensino Básico, a partir de 30 anos, e a extensão de gestantes e puérperas sem comorbidades, que passa a ser todas a partir de 18 anos.
A vacinação seguirá das 8h30 às 16h, tanto na ABCZ quanto na Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel).

ABCZ

Nesta terça-feira, a vacinação na ABCZ será no Centro de Eventos com entrada pela av. Barão do Rio Branco, somente a pé. No local, será realizada apenas a aplicação de 1ª dose, que irá contemplar: profissionais da saúde a partir de 28 anos, que inclui agora entregador de farmácia, recepcionistas, atendentes e secretárias de clínicas, laboratórios e afins, mediante documento que comprove o vínculo empregatício e assinatura do termo de responsabilidade de que é trabalhador da saúde, lembrando que ambos os documentos ficarão retidos.

Segue ainda a vacinação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de enfermagem, nutricionistas, técnico de nutrição, auxiliar de nutrição, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biomédicos, farmacêuticos, técnicos de farmácia, balconistas de farmácia, odontólogos, técnicos em saúde bucal, auxiliar de saúde bucal, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de radiologia, técnicos de laboratório, biólogos, médicos veterinários, educadores físicos e cuidadores de idosos.

Todos os profissionais de saúde por critério de idade precisam ser trabalhadores ativos e deverão apresentar uma declaração de registro ativo junto ao Conselho Profissional, documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência de Uberaba e Carteira Profissional de Minas Gerais. Vale ressaltar que, no momento da vacinação, todos os profissionais de saúde deverão apresentar o Termo de Responsabilidade preenchido e assinado, assegurando possuir vinculação ativa como trabalhador de serviço de Saúde. O termo está disponível no site . Todos devem já levar o documento impresso e assinado para agilizar o momento da vacinação.

Deficiente permanente sem cadastro no BPC

Também terá início a aplicação de 1ª dose de pessoas com deficiência permanente sem cadastro no BPC, a partir de 18 anos. Esse público será contemplado mediante apresentação do laudo que comprove a condição, que ficará retido.

Segue ainda a aplicação nas pessoas que ainda não compareceram à vacinação que tenham comorbidades, deficiência permanente cadastradas no BPC, Síndrome de Down e que sejam pacientes renais em diálise, todos a partir de 18 anos. Idosos a partir de 60 anos que ainda não tenham comparecido, também podem se vacinar.

Todos enquadrados nessa categoria devem apresentar um documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência, além de um documento comprobatório da condição de saúde da pessoa, que poderá ser baixado o modelo único no site uberabacontracovid.com.br.

Funel – Já na Funel serão contemplados o público de carro e a pé de 1ª e 2ª doses. No local começam a ser vacinados os trabalhadores da Educação do Ensino Básico, a partir de 30 anos de idade, e seguem sendo contemplados os trabalhadores da Educação do Ensino Infantil, a partir de 18 anos.

É muito importante que todos se atentem à documentação exigida para vacinação, para evitar desgaste. É obrigatória a apresentação da declaração assinada pelo diretor da instituição de ensino que a pessoa trabalha, confirmando a vinculação da pessoa junto à escola, para que ela seja vacinada. Esse documento deverá ser a declaração padrão, criada pelo Governo Municipal, já está disponibilizada no site uberabacontracovid.com.br.

E ainda, é também obrigatório que uma cópia do holerite ou de documento similar seja grampeada à declaração. Sem esses dois documentos, que ficarão retidos pela equipe de vacinação, a pessoa não será vacinada. Além dessa documentação comprobatória, todos deverão apresentar um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada.

Gestantes e puérperas

Gestantes e puérperas sem comorbidades passam a ser contempladas a partir dos 18 anos, assim como as com comorbidades. Lembrando que a vacinação desse público está condicionada a apresentação de um laudo médico que recomende a vacinação, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Esse público receberá somente a vacina da Coronavac.

2ª dose
A 2ª dose tanto de AstraZeneca quanto de Coronavac será realizada apenas na Funel, conforme o agendado no Cartão de Vacinas. Todas as pessoas que precisam tomar a 2ª dose devem apresentar um documento de identidade com foto, o Cartão de Vacinas, no qual está registrada a 1ª dose e o comprovante de residência no nome de quem está vacinando ou alguma comprovação de que a pessoa é moradora de Uberaba.

Se for registrado um aumento no fluxo de pessoas, as equipes de vacinação irão distribuir senhas no período da tarde. Assim que se esgotarem as senhas, a vacinação naquele ponto será encerrada e as pessoas que não conseguirem se vacinar poderão voltar no dia seguinte.

Confira outras notícias: