Agronegócio constrói Estrada Ecológica em trecho da Ura 090

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, visitou, nesta terça-feira (16), trecho recuperado da Ura 090, entre a Palestina e a Estação Buritis. Em pouco mais de nove meses, o Governo Municipal promoveu a melhoria em cerca de 1.400 quilômetros de estradas rurais.

O trecho visitado da Ura 090 também beneficia a região da Magnesita. Durante a checagem do serviço, o secretário esteve acompanhado pelo diretor de Manutenção de Estradas, Álvaro Andrade, responsável pelas equipes de conservação de estradas e pontes da Secretaria do Agronegócio (Sagri).

De acordo com Álvaro, de meados de agosto a outubro, antes do período chuvoso, 10 quilômetros da Ura 090, entre a Palestina e Buritis, receberam completa melhoria. “É o que chamamos de Estrada Ecológica, com elevação do graid da via, além do alargamento da pista. Tudo bem compactado, de maneira que águas das chuvas escorrem pelas laterais, sem ficar represadas no leito e sem causar danos à vegetação pela distribuição equânime ao longo do leito”, explicou.

Segundo o secretário Celani, a ideia é estender este tipo de “Estrada Ecológica” por vários pontos do Município, sobretudo, naquelas vias que apresentam algum tipo de estrangulamento. “Neste trecho da Ura 090 verificava-se situações pontuais de desgaste do leito e até mesmo, com atoleiros, em razão do grande tráfego de caminhões pesados, especialmente no transporte de madeiras. Até o momento, o que se vê é que o problema foi sanado”, enfatizou ele.

José Geraldo Celani fez questão de ressaltar também o excelente trabalho desenvolvido pela equipe de Conservação de Estradas com cerca de 1.400 quilômetros de estradas recuperadas em nove meses e meio de 2021. “Buscamos atender os mais diversos produtores, chegando em vicinais que há muito tempo não recebiam atenção do Governo Municipal”, salientou o secretário.

O titular do Agronegócio enfatizou que a pasta conta com parcerias de produtores, como na recente recuperação da Ura 090 e, sobretudo, das usinas Uberaba e Vale do Tijuco.

Confira outras notícias: