Os técnicos da Secretaria do Agronegócio (Sagri), tanto os agrônomos quanto zootecnistas, estão aproveitando as visitas técnicas às propriedades rurais para divulgar calendário e importância da vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa. A segunda etapa da vacina acontece a partir do dia 1º de novembro.
A vacinação no país é desenvolvida pelo Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA), sendo que em Minas Gerais, planejamento, coordenação e execução da campanha são de responsabilidade do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), compartilhado com o setor privado.
Em 2022, a primeira etapa da campanha aconteceu de 1° a 31 de maio, sendo que no município de Uberaba, de acordo com dados do IMA, foram vacinadas 85.189 reses com idade de zero a 24 meses. Agora, nesta segunda fase de imunização contra a aftosa, prevista para acontecer entre 1º e 30 de novembro, deverão ser vacinados todos os bovinos e bubalinos, independentemente da idade.
Em Uberaba, segundo informações do IBGE, os rebanhos efetivos são de 172.501 bovinos e 1.104 bubalinos, aptos para tal vacinação.
A zootecnista da Sagri, Taísa Tinoco, destacou que os técnicos do Agronegócio estão aproveitando as visitas de assistência técnica, desde meados de setembro, para informar e orientar os produtores rurais sobre a data e importância de imunizar os rebanhos contra a febre aftosa. É fundamental, ressaltou, confirmar a principal estratégia do programa nacional, que é a manutenção de zonas livres da doença no Brasil.
“Nas visitas, é possível informar o período de realização dessa segunda etapa da campanha, recomendações e cuidados com a vacina, assim como penalidades que o produtor fica sujeito caso não vacine ou não declare tal procedimento”, acentuou Tinoco. Por não vacinar a multa é no valor de 25 unidades fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal e, por não declarar, cinco unidades, também por animal. Uma Ufemg vale, atualmente, R$4,7703 (quatro reais e sete mil e setecentos e três décimos de milésimos).
Outras informações os interessados podem obter junto à Secretaria do Agronegócio, parceira do IMA na divulgação da campanha, por meio do telefone 3318-0443.