Até o dia 19 de dezembro, a Secretaria do Agronegócio (Sagri) realizou 370 atendimentos com tratores para pequenos produtores no Município. A maioria oriunda da Agricultura Familiar.
De acordo com a Sagri, os 370 serviços prestados pela Patrulha Motomecanizada ocorreram no período entre o começo de março e 19 de dezembro último. São trabalhos diversos, principalmente, preparo de solo para pequenas lavouras e, a grande maioria, construção de canteiros para a horticultura.
Também foram feitos serviços de recuperação de pastagens e compactação de silos.
Segundo Geraldo Gomes, encarregado da equipe de tratores, a média diária girou em torno de seis máquinas prestando serviços. “No momento, de fechamento de trabalhos, temos frentes em Santa Fé, São Basílio e Chácaras Mariitas, sendo que na próxima semana, uma equipe estará na Capelinha do Barreiro”, explicou.
O secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, enalteceu o trabalho da equipe de tratoristas da Sagri, ressaltando que o serviço cresceu significativamente no decorrer deste ano. “Assim, ganham todos, o agricultor familiar que tem a terra preparada, a tempo e hora, para produzir e gerar renda, e a população, que tem oferta de produtos de qualidade e em vasta quantidade, o que implica também na redução de preços (lei da oferta e procura),” destacou.
A pasta informa que novos interessados no serviço de preparo de solo só serão inscritos a partir de 2024.
O serviço é subsidiado pela Prefeitura de Uberaba. De maneira que o pequeno produtor paga pela hora trabalhada, a metade do valor de mercado. Atualmente, a hora/máquina do trator pequeno custa R$80,00 e a do grande, R$115,00.