Previous
Next

Agronegócio prioriza agricultores familiares nos atendimentos de tratores

Compartilhe este post

A Secretaria do Agronegócio (Sagri) já realizou, em 2023, 297 preparos de solo. O benefício atinge, na grande maioria, agricultores familiares. De acordo com Geraldo Gomes, encarregado da Patrulha Motomecanizada, os quase 300 serviços foram executados no período de março a 31 de outubro último.
“São trabalhos diversos, principalmente, preparo de solos para pequenas lavouras e construção de canteiros para a horticultura”, destacou. No momento, Geraldo informou que a Sagri conta com sete frentes de trabalho. “Estamos atendendo agricultores familiares de Santa Fé, São Basílio, região de Santa Rosa, Lajeado, Capelinha do Barreiro, Baixa e Chácaras Mariitas”, relacionou, acrescentando que o predomínio é do serviço de grade, preparando a terra para lavouras de milho e reforma de pastagem.
De acordo com o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, a meta neste restante de ano é atender os cadastrados em 2023. “De maneira que novos interessados no serviço de preparo de solo só serão inscritos a partir de 2024”, disse Agnaldo, enfatizando que a medida visa priorizar quem já aguarda pelo benefício.
O titular da Sagri lembra que o serviço é subsidiado pela Prefeitura de Uberaba. O pequeno produtor paga pelo serviço a metade do valor de mercado da hora máquina trabalhada. A intenção, salientou, é de incentivar a Agricultura Familiar no município, seja na produção de hortifrutigranjeiros, pequenas lavouras e pecuária leiteira.
Atualmente, a hora máquina do trator pequeno custa R$75,00 e do grande, R$105,00.

Confira outras notícias: