Após o sucesso do primeiro curso de Doma Racional e Rédeas em Cavalos e Muares, realizado no comecinho de dezembro, a Secretaria do Agronegócio (Sagri), promotora do evento em parceria com o Jockey, já trabalha para oferecer a 2ª edição no primeiro trimestre de 2023.
De acordo com o zootecnista da Sagri, Paulo Andrade, para a 1ª edição teria apenas 25 participantes. Porém, a procura foi tanta que os organizadores fecharam em 70 alunos, incluindo participantes com monta e ouvintes.
As aulas, comandadas por Joãozinho Domador, sumidade nacional no assunto, aconteceram na hípica e em redondel armado em cobertura de festas do Jockey Park. No local, estudantes de Ciências Agrárias, domadores e profissionais do campo puderam aprender e aperfeiçoar, na prática, diversas técnicas da doma. Desde como tirar a sensibilidade do animal, aproximação, encilhar, montar e exercer os comandos de rédeas.
Para Andrade, diante da riqueza do primeiro Curso de Doma Racional e a efetiva interação dos alunos, os objetivos foram plenamente alcançados. “A maioria saiu do treinamento capacitada para exercer as técnicas, principalmente, de ter no cavalo o grande elo de ligação entre as pessoas”, ressaltou.
De acordo com o zootecnista, a Sagri trabalha para uma segunda edição do evento. “A nossa expectativa é de realizá-lo em meados de março. Na oportunidade, vamos abrir novas inscrições, lembrando que há uma lista de espera, com cerca de 100 pessoas, formada diante das vagas limitadas da primeira versão”, disse.
Paulo Andrade acredita que será mantida a parceria com o Jockey Park e Joãozinho Domador na continuidade do Curso de Doma Racional.