Previous
Next

Alimentação segura na volta às aulas presenciais é tema de capacitação para servidores da Educação

Compartilhe este post

Servidores das unidades de ensino da rede municipal serão capacitados com objetivo de que o lanche dos alunos seja servido e consumido com segurança. A capacitação será promovida pela Secretaria de Educação de Uberaba (Semed), por meio da Seção de Alimentação Escolar, da Diretoria de Logística.

A medida é mais uma das ações em curso realizadas pela Semed, com objetivo de estruturar escolas e Cemeis para a volta das atividades pedagógicas presenciais nas unidades da rede municipal. Conforme planejamento da Educação, a primeira fase de retomada das aulas será implantada dia 4 de agosto, para as turmas do pré-II, 5º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) – 2º segmento.

A capacitação, no modelo remoto, está programada para esta sexta-feira, 23 de julho, pela plataforma Google meet.

Os servidores serão divididos em duas turmas, uma pela manhã, a partir das 8h, e outra à tarde, às 13h30, informou a chefe da Seção de Alimentação Escolar, nutricionista Camila Cristina da Silva, que fará a capacitação da turma matutina. A também nutricionista Aline Pollyane Magalhães Prata Roel capacita os servidores no período da tarde.

De acordo com Camila, as orientações sobre os procedimentos a serem adotados na hora das refeições, nas unidades de ensino municipais, seguem cartilha produzida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A capacitação tem como público-alvo os gestores, pedagogos, monitores, servidores-gerais, inspetores de alunos, entre outros.

No rol das orientações, Camila citou que as refeições devem ser feitas, preferencialmente, nas salas de aula. Mesas e cadeiras, entre outras superfícies, devem ser higienizadas antes e após a alimentação, enquanto servidores deverão permanecer de máscara durante o período que os alunos lancharem.

Estes, por sua vez, somente poderão retirar a máscara quando estiverem em frente ao alimento.

Conforme Camila, as orientações também englobam a higienização das mãos antes e depois das refeições, o distanciamento social no ambiente onde a alimentação é servida, e o não compartilhamento dos utensílios, entre outras.

Ainda de acordo com ela, os alimentos serão produzidos dentro dos padrões nutricionais e de higiene para que o aluno receba uma refeição de qualidade. Nesse sentido, a chefe da Seção de Alimentação Escolar da Semed sugere aos pais que não enviem, de casa, o lanche dos filhos, pois na escola eles receberão alimentação segura, saborosa e nutritiva.

Camila finalizou informando que as equipes das unidades das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras da Semed já receberam capacitação, enquanto a Nutriplus irá capacitar as merendeiras.

“Estamos atentos a todos os detalhes para esse retorno presencial, de forma que ele ocorra de maneira segura”, afirmou a secretária de Educação, professora Sidnéia Zafalon. Ela também fará o curso, nesta sexta-feira.

Confira outras notícias: