Previous
Next

Alunas do ‘Mãos que Transformam’ recebem certificado de conclusão do curso

Compartilhe este post

A Prefeitura de Uberaba e a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) entregaram, na manhã desta terça-feira (25), certificado às 19 alunas concluintes do curso “Mãos que Transformam”. A capacitação teve como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino e a sustentabilidade, a partir do artesanato com bagaço de cana-de-açúcar.

O projeto de inclusão social é uma iniciativa da CMAA e foi desenvolvido, em Uberaba, em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), e a Sala Mineira do Empreendedor, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec).

A entrega dos certificados de conclusão de curso ocorreu na Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (FETI), onde as aulas foram ministradas durante quase dois meses, três vezes por semana. A cerimônia reuniu formandas, familiares e autoridades.

Na capacitação, as alunas aprenderam a confeccionar peças decorativas e utilitárias usando o bagaço da cana, como mandalas, esculturas e vasos. Os itens confeccionados durante o curso e expostos nesta manhã tiveram como temática a paleontologia, a representatividade de Chico Xavier e a força da pecuária zebuína, em alusão ao “Aspirante Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes”.

Para Ângela Pires, o curso renovou a autoestima dela e trouxe novas expectativas. “Eu me sinto encantada com o que eu percebi que sou capaz de fazer com minhas próprias mãos. Através da nossa criação, do bagaço de cana transformado em arte, a gente vai ter um complemento de renda”, disse.

Representando a prefeita Elisa Araújo, a secretária de Desenvolvimento Social, Erika Martins, destacou a geração de renda como fator para o protagonismo feminino. “Desejo que vocês, agora artesãs, empreendam, coloquem seus produtos no mercado e façam a diferença. Vocês são protagonistas da vida de vocês. Parabéns a todas!”, afirmou.

O gerente de Sustentabilidade da CMAA, Geraldo Magela, agradeceu a parceria do Município no projeto e ressaltou que a inclusão social está alinhada aos valores da empresa. “Usamos o bagaço da cana para produzir energia elétrica. Mas, hoje, o bagaço da cana está sendo usado para transformar a vida das pessoas”, pontuou.

Além do curso gratuito, as alunas participaram da oficina ” Como ser Microempreendedor Individual (MEI) na Prática”, ministrada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na Sala Mineira do Empreendedor. Durante toda a capacitação, as participantes receberam vale-transporte gratuito para se deslocar até às aulas.

Também participaram da solenidade de entrega dos certificados, a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Anna Maia; a presidente da FETI, Sônia Manzan; o adjunto da Sedec, Carlos Eduardo Izidoro; a superintendente de Micro e Pequenas Empresas, Carolina Ribeiro; o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Herval Kobayashi e a vereadora Lu Fachinelli, representando o Legislativo.

Confira outras notícias: