Prefeitura realiza testes com castramóveis no HVU em projeto-piloto

Compartilhe este post

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, deu início aos trabalhos de castração nos dois castramóveis que estão no pátio do Hospital Veterinário da Universidade de Uberaba (Uniube). Nesta terça-feira (25), a prefeita Elisa Araújo foi conhecer o projeto-piloto que teve início na semana passada. “Existe uma perspectiva positiva e efetiva da utilização desses veículos para serem colocados a serviço da população”, disse.
As duas unidades castramóveis, oriundas do Ministério Público Estadual e de emenda parlamentar do ex-deputado Franco Cartafina, estão no projeto-piloto para análise de como irão funcionar as ações.
Por isso, explicou o secretário de Meio Ambiente, Edno César da Silveira, existe a necessidade de fazer diversas adequações, especialmente de logística acerca do funcionamento, dentro dos padrões exigidos pela legislação federal, que é bastante rigorosa. Junto com o HVU está sendo analisado esse trabalho na prática, como é o funcionamento interno e a distribuição dos procedimentos nas diversas etapas do processo da castração.
O coordenador da Medicina Veterinária da Universidade Agro da Uniube, professor Evandro José Rios, acompanhou o trabalho realizado pelos veterinários do HVU. A responsável pelo setor de qualidade do Hospital, Larissa Beatriz Pereira, explicou que o projeto-piloto vem agregar às políticas públicas de saúde animal, um serviço de qualidade a ser levado, praticamente, até à porta da casa das pessoas.
Um dos castramóveis foi adaptado para receber a fase inicial, ou seja, a preparação do animal-paciente no pré-operatório, quando recebe o anestésico e são feitas a tricotomia e a assepsia para ser levado até a outra unidade, onde está instalado o bloco cirúrgico, específico para evitar contaminação e à cirurgia propriamente dita. Ambos os trailers são anexos em um só bloco.

Confira outras notícias: