Previous
Next

Aluno da rede municipal é bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Compartilhe este post

Os alunos da rede municipal de ensino de Uberaba foram destaque na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ao todo, foram 20 menções honrosas e uma medalha de bronze. A cerimônia de entrega das premiações a

A Obmep é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) que incentiva o desenvolvimento do raciocínio matemático e promove oportunidades para jovens talentos de escolas públicas e privadas.

A medalha foi de Gabriel Campos Oliveira, aluno da E.M.C.M Profº José Geraldo Guimarães. “Participar da segunda fase da Obmep foi uma experiência desafiadora, mas também muito gratificante. A prova exigiu muito esforço e muito estudo. Contudo, o resultado final compensou. Saber que estou entre os medalhistas é uma grande honra, compensando todos os esforços e preparações que tive para chegar ali. Representar minha cidade foi uma experiência única e extremamente satisfatória”, contou Gabriel.

Para o diretor da E.M.C.M Profº José Geraldo Guimarães, Marcelo Bruno, a sensação é de trabalho bem feito. “É um orgulho receber a informação que temos um medalhista da Obmep 2024 entre nossos alunos. Sensação de dever cumprido, de plena convicção do envolvimento da família e, claro, da perseverança e dedicação do Gabriel Campos Oliveira. Parabéns a todos envolvidos nesse processo de aprendizagem. Sucesso Gabriel! Que venha agora a iniciação científica como prêmio”, comemorou.

Além da medalha, Uberaba foi reconhecida pelo desempenho de alunos de diferentes escolas da rede municipal na competição, que reúne estudantes de todo o Brasil para testar habilidades de raciocínio lógico e matemático. Entre os premiados estão alunos da E.M. Santa Maria, Carlos Eduardo Sousa Nunes, Lucas Melo David, Felipe Melo dos Santos e Jorge Fernando Botta de Morais. Na E.M. Profª Olga de Oliveira, Davi Daniel Alves Santos e Maria Vitória Amaral Alves Silva também se destacaram. Já a E.M. Joubert de Carvalho foi representada por Geovana Eduarda Xavier Ferreira, enquanto Gustavo Henrique Rodrigues Ferreira levou o nome da E.M. Monteiro Lobato.

Outros reconhecidos foram Mirela Inácio de Carvalho Batista, da E.M. Profª Esther Limírio Brigagão, Pedro Israel Borges Rocha, Julia Helena de Campos Balduíno e Nicolas Adonis Oliveira Garces, da E.M. Uberaba. A E.M. Profª Niza Marquez Guaritá teve como destaque Radassa Sofia Palma Costa, e Victor Oliveira Marcelino representou a E.M. Urbana Frei Eugênio. Na E.M. Profª Geni Chaves, Kauan Lucas Alves de Souza e Ryana Palhares Borges também se sobressaíram na competição.

“O sucesso dos alunos é um reflexo do compromisso da Secretaria de Educação (Semed) e do potencial transformador que iniciativas como a Obmep oferecem. Uberaba, como um todo, parabeniza todos os estudantes premiados, que não apenas elevaram o nome da cidade, mas também inspiram outros jovens a se dedicarem aos estudos e acreditarem na importância da educação como caminho para o futuro”, destacou o diretor de Ensino da Semed, Djalma Pereira.

A cerimônia de entrega das premiações ainda será agendada.

Confira outras notícias: