Os alunos da rede municipal de ensino de Uberaba foram destaque na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ao todo, foram 20 menções honrosas e uma medalha de bronze. A cerimônia de entrega das premiações a
A Obmep é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) que incentiva o desenvolvimento do raciocínio matemático e promove oportunidades para jovens talentos de escolas públicas e privadas.
A medalha foi de Gabriel Campos Oliveira, aluno da E.M.C.M Profº José Geraldo Guimarães. “Participar da segunda fase da Obmep foi uma experiência desafiadora, mas também muito gratificante. A prova exigiu muito esforço e muito estudo. Contudo, o resultado final compensou. Saber que estou entre os medalhistas é uma grande honra, compensando todos os esforços e preparações que tive para chegar ali. Representar minha cidade foi uma experiência única e extremamente satisfatória”, contou Gabriel.
Para o diretor da E.M.C.M Profº José Geraldo Guimarães, Marcelo Bruno, a sensação é de trabalho bem feito. “É um orgulho receber a informação que temos um medalhista da Obmep 2024 entre nossos alunos. Sensação de dever cumprido, de plena convicção do envolvimento da família e, claro, da perseverança e dedicação do Gabriel Campos Oliveira. Parabéns a todos envolvidos nesse processo de aprendizagem. Sucesso Gabriel! Que venha agora a iniciação científica como prêmio”, comemorou.
Além da medalha, Uberaba foi reconhecida pelo desempenho de alunos de diferentes escolas da rede municipal na competição, que reúne estudantes de todo o Brasil para testar habilidades de raciocínio lógico e matemático. Entre os premiados estão alunos da E.M. Santa Maria, Carlos Eduardo Sousa Nunes, Lucas Melo David, Felipe Melo dos Santos e Jorge Fernando Botta de Morais. Na E.M. Profª Olga de Oliveira, Davi Daniel Alves Santos e Maria Vitória Amaral Alves Silva também se destacaram. Já a E.M. Joubert de Carvalho foi representada por Geovana Eduarda Xavier Ferreira, enquanto Gustavo Henrique Rodrigues Ferreira levou o nome da E.M. Monteiro Lobato.
Outros reconhecidos foram Mirela Inácio de Carvalho Batista, da E.M. Profª Esther Limírio Brigagão, Pedro Israel Borges Rocha, Julia Helena de Campos Balduíno e Nicolas Adonis Oliveira Garces, da E.M. Uberaba. A E.M. Profª Niza Marquez Guaritá teve como destaque Radassa Sofia Palma Costa, e Victor Oliveira Marcelino representou a E.M. Urbana Frei Eugênio. Na E.M. Profª Geni Chaves, Kauan Lucas Alves de Souza e Ryana Palhares Borges também se sobressaíram na competição.
“O sucesso dos alunos é um reflexo do compromisso da Secretaria de Educação (Semed) e do potencial transformador que iniciativas como a Obmep oferecem. Uberaba, como um todo, parabeniza todos os estudantes premiados, que não apenas elevaram o nome da cidade, mas também inspiram outros jovens a se dedicarem aos estudos e acreditarem na importância da educação como caminho para o futuro”, destacou o diretor de Ensino da Semed, Djalma Pereira.
A cerimônia de entrega das premiações ainda será agendada.