Alunos da rede municipal de ensino traçam retrato da pandemia e dão dicas de cuidados para evitar a Covid-19

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Covid-19? Pandemia?! O que é isso? Estou em perigo? Como posso me proteger? Tem remédio? Desde o ano passado, quando o mundo se viu diante da disseminação do novo coronavírus, essas foram algumas das perguntas recorrentes à maioria dos habitantes do planeta.

Entre os alunos da rede municipal de ensino de Uberaba não foi diferente. Recolhidos em casa e ante ao novo normal, que impôs o distanciamento social, assim como o uso de máscara e álcool em gel, os estudantes também se viram diante da nova realidade das aulas, por meio remoto.

E assim, a educação se reinventou e não parou. Um exemplo é o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) junto às turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em 29 escolas da rede, por meio do projeto Grupos de Liderança, sob a coordenação do Departamento de Arte e Cultura.

Retomadas em março deste ano, as atividades dos Grêmios Estudantis, Agentes de Meio Ambiente e Jovens Empreendedores, desenvolvidas pelos Grupos de Liderança, abordaram o tema Covid-19, por meio do projeto (CRI) Atividade da Produção Audiovisual nos Grupos de Liderança: uma Proposta de Interação em Tempos de Pandemia.

“Este projeto tem por finalidade a ressignificação em tempos de pandemia, da prática educativa desencadeada nos grupos de liderança da rede”, explicou a diretora de Apoio à Educação Básica da Semed, Maria Inez Pucci de Martino Prata.

Segundo a chefe do Departamento de Arte e Cultura da Secretaria, Cinara Guimarães, o projeto potencializa, no contexto de desenvolvimento das aulas dos grupos de liderança, os processos de protagonismo a partir da produção de material audiovisual, considerando a temática do enfrentamento à Covid-19 e, consequentemente, a exposição das medidas sanitárias de prevenção.

O resultado desse trabalho se traduz nos vídeos gravados pelos alunos, com dicas sobre prevenção e experiências vividas nesse período.

“O projeto leva em consideração o protagonismo juvenil na ampliação das relações estabelecidas no cotidiano das experiências escolares e das famílias, no sistema dos processos de conscientização, na construção coletiva, ou seja, no desenvolvimento da formação para a cidadania”, finalizou Maria Inez.

O resultado desta atividade dos Grupos de Liderança será compartilhado a partir do dia 14, até 25 de junho, com a exibição de um vídeo diário, de segunda a sexta-feira, nas redes sociais da Semed (Facebook e Instagram). Não perca!

GRUPOS DE LIDERANÇA

Professora Célia Ferreira dos Reis
Aluna: Marianny Alves Oliveira (EM Padre Eddie Bernardes)

Professora Cláudia Santos Silva
Alunos:
Isabela Quintino Santos
Izadora de Fátima dos Santos Souza
Eloah Brunê Campos Rodrigues
Alexandre Nascimento Crozara
Dayane Raíssa da Silva Santos
Luiza Laureano Pereira
Nicolly Silva Oliveira
Sofia Bianchi Sotero Mendonça
Thaíssa da Silva Santos
Thauana de Lima Nogueira
Larissa de Freitas Resende
Mirella Bento Freitas
(Escolas Municipais Santa Maria, Olga de Oliveira e Geni Chaves)

Professora Elisvalda Beatriz Silva
Aluna: Stefany Ribeiro Paula (EM Celina Soares de Paiva)

Professor José Fernando dos Reis
Aluno: Isaque da Silva Teodoro (EM Maria Carolina Mendes)

Professor Giovanni Maciel Marques
Aluna: Kamily Miguel (EM José Geraldo Guimarães)

Professor Luiz Fernando de Souza Miranda
Aluna: Jullya Gabrielly Silva Santos (EM
Sebastião Antônio Leal)

Professor Luís Gustavo Ferreira de Oliveira
Aluna: Joyce Beatriz Pereira Nascimento (EM Anísio Teixeira)

Professora Rayla Cristina Gabriel
Aluno: Pedro Henrique Sousa Malaquias (EM Norma Sueli
Borges)

Professora Rita de Cássia Speridião Silva
Aluna: Rafaela Beatriz Mendes de Sousa (EM Frei Eugênio)

Confira outras notícias: