Lauender, lateral do sub-14 do Flamengo — Foto: Arquivo pessoal
Mineiro de Uberaba conquistou dois títulos neste ano como titular do Rubro-Negro, deu 12 assistências e sonha em chegar à seleção brasileira
Há dois anos nas categorias de base do Flamengo, Lauender Gabriel tem ganhado espaço na Gávea e é titular da equipe sub-14 do Rubro-Negro. Mineiro de Uberaba, o jogador é destaque na temporada com 20 participações em gols e três títulos conquistados. O jovem também chama a atenção por ser ambidestro — ter domínio das jogadas com ambas as pernas.
Em março, Lauender conquistou com o Flamengo a Brasil Soccer Cup, torneio nacional de base em Macaé-RJ, e foi eleito o melhor lateral-direito da competição. Depois, em junho, venceu o Torneio Manilo Selis, na Itália, competição em que bateu o Milan na final por 2 a 1. Em julho, faturou o primeiro turno do Campeonato Carioca.1 de 4 Lauender, lateral do sub-14 do Flamengo — Foto: Arquivo pessoal
Ao todo, ele participou de 33 jogos em 2025, com cinco gols e 15 assistências. A média é de 0,6 participações em gol por partida. Mais que os números, o que chama a atenção do empresário do jogador, Pedro Rocha Mendes, é a dedicação dentro e fora de campo.
— É um garoto que é muito responsável dentro de campo, além de tecnicamente ser sempre bem elogiado pela comissão técnica, pela diretoria. E fora de campo também, o extracampo, a gente sempre sabe que às vezes pra alguns atletas é um problema, mas graças a Deus não é um problema que a gente tem com o Lauender. O extracampo dele realmente é muito bom. É um garoto que tem uma alimentação muito boa, é regrado. Parte também por causa da mãe, do pai, que deram essa educação para ele, deram essa responsabilidade — disse o empresário ao ge.
“Apesar de novo, 14 anos, ele já tem bastante responsabilidade, é muito amadurecido. a projeção que a gente tem para ele é a melhor possível. Que ele possa pular a etapa e, se Deus quiser, ser uma nova revelação do Flamengo”, completou.
Lauender começou na base como ponta e migrou para a lateral-direita no Flamengo. Como é ambidestro, ele também pode jogar pela esquerda e já foi usado do outro lado do campo. Independente do lugar no gramado, uma coisa não muda: o DNA ofensivo dele.
— Atacar muito faz parte do treinamento. Nos nossos treinos, ele [técnico Fernando Ferreira] coloca a gente para fazer muita finalização, essas coisas, para quando tiver oportunidade cada um guardar o seu gol, independente da sua posição de jogar.
De olho em crescer no futebol, Lauender revelou ter inspirações na posição à altura dos sonhos: o menino é fã de Cafu, bicampeão da Copa do Mundo pela Seleção.
“Na minha posição, gosto do Cafu. [Gosto] do jeito dele jogar, a forma como ele foca no negócio que ele tem na mente para conseguir chegar”, contou.
De Uberaba para o Rio
Lauender nasceu em Uberaba e começou a jogar futebol em escolinhas da cidade. Em 2023, o ge mostrou a relação do menino com o amigo Gabriel Antenor, com quem foi aprovado em testes no Trieste-PR e, depois, no Flamengo. O companheiro de jornada não está mais no Rubro-Negro, mas os dois ainda mantêm a amizade e o contato.4 de 4 Gabriel Antenor (esquerda) e Lauender Gabriel (direita) foram aprovados no sub-12 do Flamengo — Foto: Arquivo pessoal
Gabriel Antenor (esquerda) e Lauender Gabriel (direita) foram aprovados no sub-12 do Flamengo — Foto: Arquivo pessoal
No Rio de Janeiro há dois anos, Lauender mora com a mãe, Marliene, enquanto o pai, Roger, ficou em Uberaba. Marliene garante que o filho tem uma rotina marcada pela disciplina e que até aprende com o menino.
— Ele acorda cedo todo dia. O horário dele bate, ele já pega o uniforme do treino, porque ele vai para a escola. Logo depois da escola, ele já vai para o Flamengo. Lá ele almoça, já treina, sai do treino, volta para casa. Ele não fica muito na na rua, dorme cedo. A alimentação também , ele mesmo fala: “ó mãe, hoje eu almocei isso, então eu vou jantar isso para balancear e não ficar muito pesado para mim”. Então ele mesmo já se policia. Eu sigo ele, vou seguindo, e acaba que eu acabo entrando na dieta dele e vou até emagrecendo também — detalhou a mãe.
Cada vez mais adaptado ao dia a dia no clube, Lauender quer crescer entre os Garotos do Ninho e aproveitou a entrevista para mandar recado à torcida.
“Quero agradecer também por todos, pelo apoio, mesmo sendo da torcida profissional ou da base, obrigado pelo apoio. Podem esperar que eu estou chegando”.
Fonte: GE

