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Artigo com relato sobre as aulas pela TV Câmara e YouTube da Semed é apresentado em congresso e seminário

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Artigo intitulado “Arte de inovar: construção de conhecimento pelo encantamento do aluno – experiência na rede municipal de Uberaba” foi apresentado no II Congresso Brasileiro de Educação Integral e IV Seminário Mineiro de Educação Integral, que acontece por meio remoto de 10 a 12 de agosto de 2021.

O trabalho, de autoria das servidoras da Secretaria de Educação de Uberaba (Semed), professoras Iara Pereira Sales (Escola Municipal Professor Anísio Teixeira) e Roberta Domingues Rosa Silva (gestora da EM Gastão Mesquita Filho), foi apresentado na abertura do evento.

A pandemia do novo coronavírus trouxe um cenário desafiador aos profissionais da educação e, por consequência, questionamentos, entre eles, como levar conhecimento aos alunos? Como fazer para que meu aluno sinta que estou próximo a ele? Como manter meu aluno motivado e engajado pela escola?

“O projeto desenvolvido buscou atingir os olhos, o coração e a casa das famílias, permitindo atrair o público-alvo que é o aluno em processo de alfabetização em tempos de pandemia, cujo trabalho pedagógico é minucioso, curioso, atraente, para a construção do conhecimento”, destacaram as professoras, no artigo apresentado no evento.

Citando Mário Sérgio Cortella, para quem “se a educação não for provocativa, não constrói, não se cria, não se inventa, só se repete”, as servidoras da Semed ponderaram que o artigo tem como objetivo principal debater uma maneira de entrelaçar o lúdico como um caminho de entretenimento, para o desenvolvimento das atividades pedagógicas propostas.

O artigo traz um relato sobre o projeto “TV Câmara”, iniciado em 2020 com a suspensão das aulas presenciais na rede municipal de ensino, em função da pandemia. O projeto segue sendo executado, não apenas por meio do canal de televisão (4.3), mas também pelo YouTube da Secretaria.

Conforme as professoras, a gravação e disponibilização de aulas lúdicas e encantadoras proporcionou aos alunos e professores da rede uma experiência recompensadora, no sentido de que foi possível observar o entusiasmo e empolgação dos alunos ao assistirem as aulas, reconhecerem os professores e realizarem as atividades apresentadas na aula.

O II Congresso Brasileiro de Educação Integral e IV Seminário Mineiro de Educação Integral tem como tema a “Educação Integral, diálogos e complexidades: ações potencializadoras e experiências sobre a prática docente”. A promoção é do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade (Nucorpo) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

A programação inclui palestras, cursos, minicursos, painéis de experiências e apresentação de trabalhos, tudo on-line.

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