Previous
Next

Campanha da Fraternidade 2025 inspira parceria entre Semam, Arquidiocese de Uberaba e ONG “+Dog – Lixo”

Compartilhe este post

Com o objetivo de explicar a parceria entre o Poder Público Municipal, a Arquidiocese de Uberaba e a Organização Não Governamental (ONG) “+Dog – Lixo” baseada nos eixos de conscientização ambiental, reciclagem e arborização urbana, o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Uberaba, Edno César da Silveira, a superintendente de Bem-Estar Animal, Ana Paula Boaventura, e a chefe da Seção de Áreas Verdes e Arborização, Victória Caroline Silva das Virtudes, participaram da “Reunião de Foranias” — um encontro entre agrupamentos de paróquias que reúne o clero e lideranças religiosas de Uberaba — promovido pela Arquidiocese, na última terça-feira (18), no salão de eventos do Santuário Basílica Nossa Senhora D’Abadia.

Durante a reunião, a equipe apresentou ações a serem implementadas nas paróquias da cidade, inspiradas nas diretrizes da Campanha da Fraternidade 2025, “Fraternidade e Ecologia Integral”. Entre elas, destaca-se a instalação de pontos de coleta de recicláveis, cujos recursos gerados pela venda dos materiais serão destinados à ONG “+Dog – Lixo”, que atua na proteção animal e em projetos socioambientais. A instituição também participou do encontro, apresentando sua filosofia de atuação.

Outra iniciativa será promovida ao final das missas, quando os párocos disponibilizarão cinco minutos dos anúncios finais para que a equipe da Semam possa divulgar serviços como o Cata-treco, os Ecopontos, a Central de Logística Reversa de Uberaba, além de fornecer informações sobre o IPTU Verde, a Coleta Seletiva e demais temáticas ambientais.

O secretário de Meio Ambiente, Edno César da Silveira, ressaltou que o descarte irregular de lixo é um problema que afeta não apenas Uberaba, mas todo o país, e que, para mudar essa realidade, é fundamental a adoção de novos hábitos. “A Campanha da Fraternidade 2025 reforça a importância da preservação ambiental e do reaproveitamento do lixo como alternativa de renda. Reciclar melhora a qualidade de vida e fortalece a comunidade. Vamos agir com responsabilidade e mudar hábitos. O descarte ilegal de lixo é crime ambiental (Lei 9.605) e sujeito a punições”, alertou o secretário.

Um grupo de trabalho foi formado para definir o cronograma e desenvolver as atividades da parceria.

Confira outras notícias: