Previous
Next

Dengue: Estado antecipa recursos para compra de leitos em Uberaba

Compartilhe este post

Cumprindo agenda em Belo Horizonte, a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, reforçou a importância do repasse do Governo do Estado ao município de Uberaba para o enfrentamento da dengue. Nesta quarta-feira (19), ficou definido o repasse antecipado da terceira parcela da Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.839, no valor de aproximadamente R$ 413 mil.

Durante a reunião com os subsecretários de Vigilância em Saúde, Eduardo Campos Prosdocimi, e de Regionalização, Renan Guimarães de Oliveira, foram discutidas as necessidades de Uberaba e da Macrorregião Triângulo Sul, da qual o município é sede. “Após as articulações da região Triângulo Sul, realizadas também anteriormente, o Estado se comprometeu a antecipar a parcela que seria paga em julho, viabilizando o repasse ainda nesta semana. Utilizaremos esse recurso para a compra de leitos. Além disso, o subsecretário visitará Uberaba em breve para avaliar de perto a situação da cidade e da região”, destacou a secretária.

O município já havia iniciado negociações para a compra de leitos no Hospital Regional, em parceria com a Sociedade Educacional Uberabense (SEU), gestora da unidade. A antecipação dos recursos contribuirá para viabilizar a aquisição de 26 novos leitos para atendimento aos pacientes com dengue.

Além desse reforço hospitalar, o Estado também pretende ampliar a frota de caminhonetes do fumacê na região. Outra estratégia recomendada pelo governo estadual é a criação de centrais de hidratação nos municípios, visando reduzir o número de internações. Em Uberaba, a Secretaria Municipal de Saúde já implantou o CeDengue, unidade especializada no acolhimento de pacientes com a doença.

A medida faz parte da Deliberação CIB-SUS/MG nº 5.128, de março de 2025, que antecipou a terceira parcela do cronograma aprovado pela Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.839, de agosto de 2024. O documento estabelece diretrizes para o enfrentamento de emergências em saúde pública, com foco no combate às arboviroses e doenças respiratórias virais.

Confira outras notícias: