Campanha mobiliza homens pelo fim da violência contra a mulher

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), por meio do Centro Integrado da Mulher (CIM), promoverá, a partir de sexta-feira (26), ações para envolver o público masculino na luta pelo fim da violência contra a mulher, em alusão à campanha do Laço Branco. A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres são parceiros do evento.

“A desigualdade de gênero é um problema social. Precisamos mobilizar todos, inclusive os homens, para superarmos atos violentos contra as mulheres. Por isso, preparamos atividades voltadas para os servidores, alunos da rede municipal e também para a comunidade. Convido o uberabense a se engajar conosco nessa luta”, convocou a gerente do CIM, Juciara Moura.

Palestra direcionada aos servidores marcará o início da programação, nesta sexta, às 14h, no anfiteatro do Centro Administrativo. O promotor de Justiça Rafael Moreno abordará o tema “O papel dos homens no combate à violência contra a mulher”.

Na semana seguinte, estão programadas roda de conversa com alunos da rede municipal conduzida pela equipe do CIM e debate técnico da rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Haverá, também, ações no Centro Operacional de Logística da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) e no Horto Municipal devido à concentração de trabalhadores homens.

O encerramento da campanha está marcado para 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Estão organizadas panfletagem na Praça Rui Barbosa e entrega da medalha de mérito “Desembargador Hélio Costa” no Fórum da Comarca de Uberaba. A agraciada será Marta Oliveira, fundadora da Casa Madre Tereza de Calcutá, instituição de acolhimento a mulheres vítimas de violência.

Programação completa

26′ novembro | 14h
Palestra: “O papel dos homens no combate à violência contra a mulher”
Rafael Moreno – promotor de Justiça da Comarca de Uberaba
Local: Anfiteatro do Centro Administrativo

29′ novembro | 7h
Palestra: “Homens pelo fim da violência contra a mulher”, no Centro Operacional de Logística da Codau

30′ novembro | 7h
Panfletagem no Horto Municipal

1º’ dezembro | 14h
Roda de conversa “Homens pelo fim da violência contra a mulher” com alunos da rede municipal (Google Meet)

2′ dezembro | 14h
Debate técnico da rede de enfrentamento à violência contra a mulher
Local: Centro Municipal de Educação Avançada (Cemea) Boa Vista

3′ dezembro | 15h
Roda de conversa “Homens pelo fim da violência contra a mulher” com alunos do Cebrac (Google Meet)

6′ dezembro
Panfletagem | 9h
Local: Praça Rui Barbosa

Entrega da medalha “Desembargador Hélio Costa” | horário a definir
Local: Fórum da Comarca de Uberaba

História da campanha

O Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, instituído no Brasil pela Lei nº 11.489/2007, remete ao assassinato de 14 mulheres em 1989, no Canadá. Um jovem invadiu uma sala de aula, ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar. O rapaz suicidou-se em seguida. Ele deixou uma carta justificando o ato: não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia.

O laço branco foi adotado como símbolo de jamais cometer um ato violento contra as mulheres e de não fechar os olhos frente à violência.

Confira outras notícias: