Cerest já realizou mais de 500 atendimentos em 2021

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) já realizou mais de 500 atendimentos no ano de 2021, até 24/11. Entre eles, 364 consultas especializadas, 21 inspeções sanitárias, além de 42 atividades educativas em saúde do trabalhador e 89 vigilâncias situacionais em saúde do trabalhador.

São atendimentos oferecidos a qualquer trabalhador adoecido pelo trabalho, incluindo vítimas de acidentes, transtorno mental, doenças osteomusculares, além de demandas da área de assistência social, como o suporte para se requerer benefícios junto ao INSS.

Esta semana, um vídeo divulgando as ações do Centro está sendo veiculado pelo Governo Municipal em suas redes sociais para tornar mais conhecido o Cerest.

O Cerest auxilia também nos agendamentos de perícias no INSS, seja para aposentadorias, auxílio-doença ou auxílio-acidente. Faz o chamado atendimento inicial de assistência.

Na equipe, engenheiro do trabalho, assistente social, médica do trabalho, fisioterapeuta, enfermeiro e psicóloga. Com esta equipe multidisciplinar, o órgão atende trabalhadores, principalmente nas questões que mais afetam à saúde auxiliando o fechamento de diagnósticos.

“Acontece de o trabalhador estar com alguma dor provocada pela atividade de trabalho, por exemplo, mas não conseguir um exame específico para descobrir a causa dessa dor. Com a intervenção do Cerest, o atendimento é melhor direcionado e o diagnóstico feito mais rapidamente”, informou a coordenadora-geral, Edneia de Oliveira Salum.

O objetivo principal é agilizar o atendimento ao trabalhador. E, no caso de afastamento necessário, que haja amparo e diagnóstico, concessão do benefício a quem tem direito, almejando seu retorno às atividades mais brevemente.

Em função da estrutura disponível, o Cerest organizou o atendimento fisioterapêutico em grupos. Atualmente são atendidos 57 pacientes, todos diagnosticados com Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).

O Cerest fica na Rua Governador Valadares, 1.130 – Vila Olímpica. O telefone é (34) 3321-8634.

Confira outras notícias: