Centro de Referência em Saúde do Trabalhador registra cerca de 500 atendimentos em 2023

Compartilhe este post

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Uberaba fez, em 2023, quase 500 atendimentos de janeiro a abril. De acordo com o serviço, foram 83 consultas em medicina do trabalho, 13 em assistência social, 17 em fisioterapia e 53 em psicologia, além de 297 acompanhamentos multiprofissionais em saúde do trabalhador e 36 emissões de parecer sobre nexo causal, totalizando 499 atendimentos.

No mesmo período de 2022, foram registradas 46 consultas em medicina do trabalho, 03 em assistência social, 96 em fisioterapia e 34 em psicologia, além de 57 acompanhamentos multiprofissionais em saúde do trabalhador e 23 emissões de parecer sobre nexo causal. Ao todo o serviço contabilizou 259 atendimentos.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador atende trabalhadores de Uberaba e da microrregião que tenham qualquer tipo de adoecimento ou agravo relacionado ao trabalho.

A coordenadora do Cerest, Edneia de Oliveira Salum, explicou que o Centro de Saúde do Trabalhador faz os atendimentos sem a necessidade de encaminhamento das Unidades de Saúde. “Em 2022, os atendimentos mais frequentes estavam mais ligados às patologias osteomusculares (LER/DORT), transtornos mentais relacionados ao trabalho e sequelas pós-acidentes de trabalho. O perfil se mantém neste ano, com a procura do serviço crescendo, gradualmente, nos pós-pandemia”, pontuou.

O Cerest conta com uma equipe multiprofissional com fisioterapeuta, assistente social, psicóloga, enfermeiras, técnico de enfermagem, médicos do trabalho e engenheiro de segurança, para atender ao trabalhador uberabense e atuar na vigilância da situação de saúde dos trabalhadores com foco principal na prevenção e promoção da saúde do trabalhador, baseado na PNSTT (Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora).

Os atendimentos são feitos com hora marcada por agendamento, pelo telefone 3321-8634. O Centro de Saúde do Trabalhador fica localizado na Rua Governador Valadares, 1.130, na Vila Olímpica.

Confira outras notícias: