O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), juntamente com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), irá promover uma série de encontros, nesta quinta-feira (12). O Cerest é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Na ocasião, serão realizados o 6º Fórum de Saúde do Trabalhador, o 6º Encontro de Geriatria e Gerontologia do Triângulo Mineiro e o 5º Encontro de Medicina do Estilo de Vida do Triângulo Mineiro. Os encontros serão no Auditório Safira da UFTM, das 8h30 às 16h30.
Conforme a coordenadora-geral do Cerest, Edneia Salum, o fórum é uma parceria com a universidade para incluir a comunidade acadêmica. “O principal objetivo é trazer informação para a população trabalhadora, sobre a importância da prevenção dos adoecimentos relacionados ao trabalho e do trabalho seguro. Principalmente, hoje em dia, que as pessoas trabalham cada vez mais tempo. Muitos passam dos 60 anos trabalhando e com disposição para trabalhar, mas este trabalho precisa ser um trabalho consciente”, explicou.
Este ano, o evento será focado no tema saúde mental, atrelada à saúde do trabalhador. A coordenadora explica que o tópico saúde mental foi inserido na programação, pois é uma das grandes demandas do Cerest, ainda em consequência da pandemia.
Durante a manhã, o cronograma do evento contará com a mesa de abertura, seguida das palestras “Saúde do Trabalhador”, com Marcella Ribeiro Vieira; “Trabalho: Longevidade, Precarização e Saúde mental”, com Ailton de Souza Aragão; “Estilo de Vida e Longevidade”, com Lislei Jorge Patrizzi Martins. Após o intervalo de almoço, será promovida uma roda de conversa sobre saúde e trabalho, com Rosimar Alves Querino e Ailton de Souza Aragão. Por fim, será aberto um espaço para apresentação de desafios e sugestões.
Participação solidária – As inscrições são limitadas, conforme a capacidade do auditório. Para participar, é necessário se inscrever por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc0gONEb2RP8WiXutozMBLrFlufe45ZG6a3PwaAhnOrIxI51A/viewform. No dia do evento, o Cerest fará uma campanha solidária de arrecadação de donativos, que serão posteriormente doados ao Banco de Alimentos da Prefeitura de Uberaba. Os participantes poderão doar 1kg de alimento não perecível.