Previous
Next
Previous
Next

Cirurgias eletivas serão retomadas com normas de biossegurança

Compartilhe este post

As cirurgias eletivas na rede pública de saúde serão retomadas na próxima semana, mantendo-se as regras preestabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Decreto Municipal n° 1.335, de 27 de outubro de 2021. O decreto autoriza e regulamenta os atendimentos ambulatoriais eletivos e as cirurgias eletivas no âmbito do Município, incluindo medidas preventivas.

Entre as regras, estão normas de biossegurança, para pacientes e profissionais de saúde. Está prevista preventivamente, inclusive, a possível suspensão dos procedimentos eletivos pela Secretaria, caso seja necessário priorizar os atendimentos de urgência e emergência.

Como forma de conter a disseminação da pandemia da Covid-19, o município de Uberaba adotou, entre outras medidas, a suspensão das cirurgias eletivas nos prestadores públicos.

“Com isso, buscou-se a garantia da assistência aos pacientes que necessitavam de atendimentos de urgência e emergência, visto que, no momento da suspensão das cirurgias eletivas havia um elevado número de profissionais assistenciais contaminados com a Covid-19”, explicou o coordenador do Complexo Regulador, Irálio Fedrigo.

Irálio completa apontando que o afastamento dos profissionais de suas atividades laborais, no momento que ocorreu, representou risco de desassistência. A suspensão das eletivas perdurou até a observação de índices controláveis da pandemia e em queda.

Os dados estatísticos de monitoramento demonstram o arrefecimento da pandemia no Município e, por isso, os técnicos da SMS entendem não haver necessidade de se prorrogar a suspensão dos procedimentos eletivos, que já podem ser retomados a partir da próxima segunda-feira (14).

Confira outras notícias: