Previous
Next

Codau adota fechamento dos reservatórios nesta semana

Compartilhe este post

A nova onda de calor, com previsão de aumento em mais 5º na temperatura no Triângulo Mineiro, aliado a um salto para 37% a mais no consumo em toda a cidade, colocaram o sistema de abastecimento de Uberaba em alerta.

A situação tem gerado uma redução rápida dos níveis de armazenamento de água dos Centros de Reservação (CR), comprometendo a distribuição de forma homogênea para os bairros, em especial das áreas mais altas e afastadas. Por isso, a Codau informa que a partir desta terça-feira (14) adotará manobras de fechamento de todos os reservatórios.

O horário inicial será das 13h às 17h. E a previsão é que o fechamento aconteça entre terça-feira(14) e sexta-feira, 17 de novembro.

O sistema de transposição do rio Claro está operando com dois sistemas de bombeamento, ligados desde a última semana, transpondo cerca de 360 litros/segundo para aumentar a vazão do rio Uberaba. O tempo quente, seco e a diminuição das chuvas contribui também para o estresse hídrico do rio Uberaba.

“É necessário e urgente diminuir o consumo e evitar o desperdício. Em horários de pico os níveis dos nossos Centros de Reservação reduzem drasticamente e muito rápido, e é necessário um tempo para que a haja a recuperação completa e retomar a distribuição homogênea para toda a cidade. Esta é uma situação que supera a capacidade operacional do sistema, por isto, a medida foi adotada”, explica a diretora de Ações Urbanas da Codau, Cássia Cristina Silva.

Segundo os institutos de meteorologia nacionais, o forte calor é em virtude da aproximação do verão, mas que está intensificado, por causa do El Niño e deve ser uma das ondas de calor mais intensas já vistas. Alerta da Defesa Civil de Minas Gerais desta segunda-feira (13) aponta que a temperatura tende a ficar acima dos 40°C no Triângulo Mineiro e outras regiões do Estado. A segunda-feira também segue com reduzidos índices de umidade relativa do ar, abaixo de 30%, em todas as regiões mineiras.

A Codau orienta a população para que cuide de suas reservas domésticas das caixa d’água neste período crítico. O esforço coletivo será necessário neste momento.

Confira outras notícias: