Um acidente na Estação de Tratamento de Água (ETA) poderá causar intermitência no abastecimento de toda a cidade, a partir da manhã de quarta-feira. O tanque principal que armazena hipoclorito de sódio, produto usado na cloração da água, se rompeu na tarde desta terça-feira (22).
As equipes de engenharia estão trabalhando na manutenção emergencial para substituir as peças avariadas e conectar, nas próximas horas, o outro reservatório com o hipoclorito de sódio, pronto para ser utilizado no processo de tratamento da água. “Caso não seja possível fazer as conexões necessárias hoje (22), a Codau lançará mão do método anterior de cloração da água, utilizando cloro granulado. Entretanto o estoque é limitado”, explicou o gerente de Abastecimento da ETA, Fernando Lucas Tibola.
Técnicos da empresa contratada, fornecedora da tecnologia, dos produtos e equipamentos, que geram o hipoclorito de sódio líquido, a partir do sal comum, já estão a caminho de Uberaba para dar a assistência necessária para o caso. E junto com a engenharia da Codau irão também investigar o motivo do acidente.
“Não temos, no momento, nenhuma perspectiva de reduzir a produção de água na ETA, mas o caso requer precaução de nossa parte, por isto estamos comunicando a possibilidade de intermitência, caso a manutenção se estenda mais do que o previsto”, alertou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.
O acidente não feriu nenhum servidor da Codau, pois o local é isolado do restante da estação e acesso restrito apenas para vistorias. O hipoclorito de sódio vazou para a área de contenção e depois escorreu no pátio. Não houve risco algum para a continuidade dos trabalhos na ETA e sem perigo para a vizinhança.
A orientação para os consumidores é o controle das reservas das caixas d’água domésticas, até novo comunicado sobre a conclusão dos trabalhos de reparos, com a volta da normalidade no tratamento de água.