Codau amplia esquema de fechamento dos Centros de Reservação

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) amplia a partir desta sexta-feira (17) as ações de fechamento dos Centros de Reservação (CR) para recuperação de nível e enfrentamento da severa seca que atinge todo a região central do país. O rio Uberaba reduziu a vazão em 16% entre quarta e quinta-feira (16), comprometendo o abastecimento da cidade.

Na tarde desta quinta-feira (16), a vazão estava na casa dos 1000 l/s, já com a contribuição do rio Claro. Às margens deste rio, o sistema de transposição opera com três motores – dois elétricos e um movido a diesel, bombeando cerca de 400 l/s para o rio Uberaba. Mas a baixa vazão do rio Claro também é um complicador. No último domingo, 12 de setembro, foi necessário desligar 2 dos 4 motores que estavam bombeando água do rio Claro, em função da queda de vazão deste manancial. Somente na terça-feira (14), a Codau conseguiu voltar a operar com 3 motores e, até o momento, estão sendo mantidos em atividade.

Além de todo este cenário provocado pela estiagem, o consumo na cidade aumentou. Chega próximo à casa dos 200 litros/habitante/dia. O aumento do consumo acumulado de maio a agosto deste ano, é de 23%. O índice está 26% acima do consumo per capita do Brasil, que é de 158 l/hab./dia.

A Codau, que vinha mantendo o planejamento de fechamento dos Centros de Reservação apenas nas madrugadas, inicialmente com 5 horas e depois com 7 horas/noite, intercalando pelo menos duas vezes na semana para cada um dos 11 CRs, mudará esta programação a partir desta sexta-feira.

O novo planejamento fecha todos dos 11 Centros de Reservação nesta sexta-feira (17), no horário das 7h às 17h. “Todas as regiões da cidade terão a distribuição suspensa. É uma medida extrema para que no final da tarde de sexta e no sábado, o dia de maior consumo na cidade, todos possam consumir água para suas tarefas. O tempo de fechamento será sempre maior que seis horas e, caso seja necessário, nas madrugadas ele também será adotado. Tudo dependerá do comportamento do consumo na cidade e da vazão do rio Uberaba. No domingo, dia 19, este mesmo planejamento será adotado, com a distribuição de água de todos os CRs suspensa, das 7h às 17h”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

O cenário é grave, ressaltou o dirigente ao anunciar este novo planejamento. A população poderá se informar sobre o andamento destas manobras nos CRs pelo CAT da Codau, através do número 115. A avaliação dos resultados deste planejamento, bem como a definição de novas estratégicas para garantir o abastecimento de Uberaba, será feita pela direção e equipe de engenharia em tempo real.

Confira outras notícias: