O Governo Municipal apurou que a Taxa de Ocupação de Leitos, fechada nesta quinta-feira (16), apurada na semana de 09 a 16/09, ficou em 41% (rede pública) e 34% (rede privada). Esses índices mantêm a liberação das cirurgias eletivas na próxima semana, conforme critérios definidos pela Secretaria Municipal de Saúde, na rede pública e na rede privada, agora observadas isoladamente.
O índice é apurado para balizar a retomada ou não das cirurgias eletivas. A aferição tem início na sexta-feira da semana anterior, com fechamento previsto para toda quinta-feira.
Como primeiro requisito para a retomada das cirurgias eletivas, a Taxa de Ocupação de Leitos de UTI-Covid tem que ficar abaixo de 70%, considerando a capacidade total de leitos UTI-Covid que cada rede assistencial do Município possui (rede pública: 60 leitos; rede privada: 43 leitos).
O paciente agendado para cirurgia eletiva, conforme as regras, terá que fazer Teste Rápido de Antígeno, como critério que visa minimizar a possibilidade de internações de pacientes sabidamente contaminados com a Covid-19.
As normas são fruto da avaliação técnica da Secretaria de Saúde, respaldada e avalizada pelos Comitês de Enfrentamento à Covid-19. O Porta-Voz, órgão oficial do Governo, trouxe o detalhamento das medidas (Decreto Nº 1.019, de 27-08-2021).