Previous
Next

Codau amplia serviço de limpeza urbana em Uberaba a partir de 2023

Compartilhe este post

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) contratou nova empresa de limpeza urbana, que irá ampliar o serviço na cidade a partir de 2023. A Sistemma Ambiental – Consórcio Limpeza Urbana de Uberaba foi a vencedora da licitação, na modalidade pregão eletrônico, e assumirá o trabalho em 1º de janeiro.

Pelo novo contrato, o serviço passará de oito para 28 equipes, nas ações de roçada e capina. Ao todo serão 24 equipes de roçada, quatro de capina e duas equipes padrão (responsáveis pela limpeza pesada), totalizando 300 pessoas. O efetivo da empresa contratada na cidade, considerando as equipes administrativa, de encarregados e outras, deve chegar a, aproximadamente, 500 funcionários.

Para a execução da limpeza urbana, a Sistemma Ambiental está disponibilizando 19 caminhões basculante 0km, duas pás carregadeiras novas e uma varredeira mecanizada seminova. Os funcionários também contarão com 120 roçadeiras costais, além de enxadas, pás, telas de proteção e Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s).

“Com o aumento considerável no número de equipes e, também, de veículos, nossa expectativa é diminuir pela metade o tempo de cada ciclo de visitas. A previsão é que os bairros recebam uma equipe a cada 35 dias, no máximo. Para o novo contrato, nos preocupamos em ajustar este período para que Uberaba permaneça limpa, com mais qualidade de vida para a nossa população”, disse o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

O contrato também prevê a coleta de lixo nas mais de 1.500 lixeiras fixas instaladas em diversas ruas e praças da cidade. Na área central, a retirada é feita diariamente e nos bairros a coleta ocorre de uma a duas vezes por semana.

Nesta semana, a empresa deu início ao processo de transição com a atual responsável pelo serviço na cidade, a Lara Central de Tratamento de Resíduo. O presidente da Codau e a diretora de Ações Urbanas, Cássia Cristina Silva e equipe técnica receberam o presidente da Sistemma Ambiental, Vladimir Franco de Oliveira e os diretores Luiz Henrique Fonseca Ribeiro (Operacional) e Sérgio Lívio Severo (patrimônio e Novos Negócios) nesta quarta-feira (26). “Esta foi uma reunião de alinhamento do cronograma de ações. A Codau está orgulhosa em poder oferecer para a cidade um serviço de limpeza urbana que contempla todo o município. Além de 100% de cobertura na cidade, ampliaremos o serviço de roçada também para todos dos distritos industriais e bairros rurais”, explicou José Waldir.

A Sistemma Ambiental é uma das maiores empresas privadas de serviços urbanos da região Centro-Oeste. Fundada em 1993, na cidade de Anápolis, em Goiás, tem como clientes prefeituras dos estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Para a execução do serviço, uma sede está sendo montada em Uberaba, incluindo garagem para os veículos e oficina para manutenção dos equipamentos. O contrato tem valor anual de R$ 28,8 milhões.

Confira outras notícias: