A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) antecipou a reabertura dos seus 11 Centros de Reservação na tarde desta sexta-feira (17). Conforme anúncio divulgado para a cidade, o período de suspensão da distribuição de água seria de 10 horas neste dia, mas foi possível alterar este planejamento com a resposta positiva da operação.
O intervalo programado seria das 7h às 17h. Entretanto, após o almoço, às 14h, o Centro de Reservação 8 (Pq. das Américas) e o CR-10 (Gameleiras) responsáveis pelas regiões Sul e Sudeste foram os primeiros a serem reabertos.
Entre 14h20 e 15h30 mais oito Centros de Reservação foram reabertos: os CR-02 (Fabrício /região Centro/Noroeste); CR-3 (São Benedito/região Centro/Sul); CR-4 (Amoroso Costa /região Centro/Norte); CR-5 (Abadia/região Sudeste); CR-6 (Olinda/região Oeste); o CR-9 (Aeroporto/região Sudoeste); CR-12 (Vila Ozanan/região Nordeste) e o CR-13 (Valim de Melo/região Sudeste). E o CR-11 (Conj. Uberaba I/região Nordeste) foi reaberto às 16h30.
A retomada da distribuição de água seguiu uma programação de liberação primeiro dos CRs que estão na ponta das linhas. E só depois reabriram os intermediários, localizados mais dentro da malha urbana. O objetivo foi o de manter um esquema de reabastecimento mais seguro e rápido para os CRs localizados nas extremidades da cidade, tendo em vista que todos eles são interligados.
O comportamento do consumo de toda a cidade irá definir novas estratégias de suspensão da distribuição de água. Na tarde desta sexta-feira ele estava muito acelerado. E com esta tendência o planejamento de fechar os reservatórios somente do domingo entre 7h e 17h foi alterado.
O novo planejamento ficou assim definido: Na madrugada deste sábado, entre meia-noite e 5h da manhã todos os Centros de Reservação voltarão a ser fechados. O planejamento é necessário para que o sábado, quando o consumo de água na cidade tem o seu maior pico, seja possível de ser realizado para todos os bairros. “O ideal é programar o consumo em casa de forma mais espaçada. Assim os reservatórios poderão atender a demanda de toda a cidade e serem reabastecidos ao mesmo tempo, sem a necessidade de fechar antecipadamente, fora de nossa programação. Vamos conseguir alcançar este objetivo, quando toda a cidade entender que é preciso economizar em todas as tarefas que demandam muito gasto de água” alertou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.
A avaliação desta sexta-feira (17) é que a operação de fechamento repercutiu positivamente no reabastecimento dos Centros de Reservação. “Ela só foi adotada no período do dia em virtude da redução drástica de vazão do rio Uberaba e do rio Claro, que responde pela transposição. Até então, o nosso planejamento era de fechar os reservatórios apenas durante as madrugadas, mas esta alteração foi necessária para manter o abastecimento de toda a cidade”, concluiu José Waldir.
A pressurização da rede após a reabertura dos Centros de Reservação se dá de forma lenta e a tendência é de intermitência até que toda a malha esteja com pressão homogênea.