Previous
Next
Previous
Next

Codau conclui duas etapas do estudo sobre alternativa de abastecimento para Uberaba

Compartilhe este post

O Estudo do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) e o de Concepção da Nova Matriz de Abastecimento de Uberaba estão 35% concluídos. Os dois documentos técnicos foram contratados pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) e têm prazo de finalização previsto para outubro.

A Projetae Ltda., empresa de engenharia especializada, vencedora da licitação, está desenvolvendo os trabalhos, que apontarão, no final, uma alternativa de fonte de abastecimento futura para a cidade.

“Trata-se de um estudo complexo, dividido em etapas e que precisa de tempo para ser realizado. Os relatórios seriam entregues até julho, mas optamos por prorrogar o contrato por três meses, até outubro. Desta forma, nossa equipe técnica também terá tempo para revisar os documentos elaborados, e solicitar correções, caso sejam necessárias. Queremos analisar em detalhes o diagnóstico completo que vai auxiliar o Governo Municipal na tomada de decisão de investir em uma nova fonte de recurso hídrico para a cidade”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

A equipe técnica da empresa já concluiu e entregou os relatórios referentes às duas primeiras etapas: o estudo de crescimento de demanda da população e o do crescimento demográfico para os próximos 30 anos; e o diagnóstico do sistema de abastecimento de água, incluindo visitas técnicas aos mananciais. Os primeiros relatórios apresentados já foram revisados pela equipe da Codau.

O relatório apontou uma estimativa de demanda máxima de vazão de 1.757,54 litros por segundo, em 2052, para abastecer a cidade. “É importante considerar que atualmente a perda no sistema está em 46% e o estudo apontou que, em 30 anos, ela deve ser reduzida para 30% da água captada”, explicou o presidente.

Neste momento, a empresa Projetae deu início à terceira etapa do estudo, que contempla a tratabilidade da água. As amostras dos mananciais – rio Grande e rio Araguari – estão sendo coletadas pela equipe e seguirão para a fase de análise. As últimas etapas do trabalho incluem o estudo de alternativa para ampliação do sistema de abastecimento de água e o plano de investimentos.

Confira outras notícias:

Geral

GoCoffee inaugura no Shopping Uberaba

Foto Divulgação: Daniel Augusto de Melo recebe as boas-vindas do superintendente do Shopping Uberaba, Fabiano Guerra A bebida vem do