Previous
Next

Codau cria projeto para incentivar descarte correto do óleo de cozinha

Compartilhe este post

A implantação do novo Centro de Reservação (CR-14), na Univerdecidade, executado com verbas de contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal, no âmbito dos programas Saneamento para Todos, está recebendo uma contrapartida da autarquia em forma de ações sustentáveis. Trata-se de um trabalho social voltado para a educação ambiental, visando em especial o público estudantil da rede municipal.

A campanha “Óleo com bons olhos” foi lançada pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) neste segundo semestre para a coleta de óleo de cozinha usado nas escolas e unidades da companhia. A entrega pode ser feita pelo público em geral. Os focos estão na promoção do exercício da participação, na inserção social e na contribuição para a melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade de bens e equipamentos públicos.

Foram disponibilizados 10 pontos de coleta de óleo de cozinha usado na cidade. A cada um litro do produto usado entregue, o participante ganha em troca um detergente de 500 ml. A ação educativa tem por objetivo promover a destinação final correta do óleo vegetal, evitando o descarte incorreto nas redes coletoras de esgoto.

O óleo usado deve ser levado aos locais de coleta em uma garrafa pet fechada e será depositada em um galão/recipiente com capacidade para 200 litros. A empresa Pantanal é parceira desse projeto e direcionará os produtos recolhidos para a produção de biocombustíveis.

Os pontos de coleta são: Parque das Barrigudas, Centro de Reservação (CR-02) (Rua Delfim Moreira, 762 – Boa Vista), CR-06 (Av. Nenê Sabino, 955 – Olinda), Sede Administrativa da Codau (Av. da Saudade, 755 – Santa Marta) e as escolas municipais: Boa Vista, Santa Maria, Olga de Oliveira (Parque das Américas), Arthur de Melo Teixeira (Uberaba I), Monteiro Lobato (Recreio dos Bandeirantes) e Professora Geni Chaves (Abadia).

Antes de receberem os galões para depósito do óleo, as seis escolas municipais incluídas na campanha receberam equipes da Codau que ministraram palestras sobre o meio ambiente e coleta seletiva. Também foram repassadas aos alunos as informações sobre o funcionamento da campanha, que tem como mascote o “Olinho”. A ação contou com outros parceiros, as ONG ́s Cooperu, Circolando e o Palhaço Malinha.

“Queremos sensibilizar a comunidade quanto ao prejuízo ambiental provocado pelo descarte incorreto de resíduos, especialmente o óleo, que tem alto potencial poluidor do meio ambiente e provoca grandes estragos nas redes coletoras, nas Estações de Tratamento de Esgotos e nos mananciais de abastecimento da cidade. Pedimos a colaboração e o engajamento da comunidade nessa campanha”, disse o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

Prejuízo ambiental – Segundo estudos técnicos, um litro de óleo de cozinha usado pode poluir até 25 mil litros de água. Descartado de forma inadequada, na maioria das vezes na pia da cozinha, o produto entope as tubulações de esgotamento sanitário, onera e dificulta o processo de tratamento de esgoto. Quando é lançado nos cursos d’água, por ser mais denso que a água, o óleo fica retido na superfície impedindo a entrada de luz e oxigênio, causando desequilíbrio dos ecossistemas aquáticos.

Confira outras notícias: