Previous
Next

Codau presta homenagens para Polícia Ambiental e Promotorias de Meio Ambiente

Compartilhe este post

Foto: Homenagem da Codau à Polícia Militar Ambiental

O acumulado de precipitações pluviométricas da estação chuvosa de setembro/2020 a março/2021 ficou 39% abaixo do mesmo período de 2019/2020, o que impactou diretamente na situação de crise hídrica pela qual Uberaba passou este ano. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que registrou apenas 962,6 mm nesta estação se comparada com os 1.584,6 mm de chuva da temporada anterior.

Essas probabilidades já tinham sido alertadas pelas autoridades federais ainda no começo do ano e, por isso, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) fez um planejamento detalhado para otimizar o sistema de abastecimento e contornar os efeitos da seca na distribuição de água em 2021.

Mas com o rio Uberaba passando por intenso estresse hídrico, foi preciso acionar novos atores locais em uma força-tarefa. A interferência da Polícia Militar Ambiental e as Promotorias de Justiça do Meio Ambiente foram fundamentais nesse cenário de emergência. Por isso, o Governo Municipal, por meio da Codau, prestou uma homenagem para essas duas instâncias.


Homenagem da Codau ao Promotor de Justiça, Reanto Teixeira

Homenagem da Codau ao Promotor de Justiça, Carlos Alberto Valera

O Promotor de Justiça, Renato Teixeira, da 1ª Promotoria de Meio Ambiente e o promotor Carlos Alberto Valera, coordenador das Promotorias de Justiça de Meio Ambiente das Bacias dos rios Paranaíba e Baixo Rio Grande receberam o certificado ‘Amigo e Parceiro da Codau’ das mãos do presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho; do diretor de Saneamento, Paulo José Stival Coelho; do Assessor Jurídico da Companhia, Júlio Grimaldi; e do vice-prefeito, Moacyr Lopes.

O certificado também foi entregue para o comandante da 5º Cia PM. IND. MAT., o 1º tenente Rivaldo Luciano de Oliveira, homenageado por ter desenvolvido a operação ‘Proteja a Água’, que fiscalizou os barramentos de água na bacia do rio Uberaba e rio Claro. Nessa entrega, também participaram a engenheira ambiental da autarquia, Vanessa Vaz de Oliveira e o 1º Ten. PM. Paulo Célio Gomes da Silva, comandante do 1º Pel. PM. MAMB.

“Foram as mobilizações dos dois promotores que culminaram nas ações de fiscalização na bacia hidrográfica e na interferência do Instituto de Gestão das Águas (Igam), quando o órgão decretou a ocorrência de uma situação crítica de escassez hídrica no Rio Uberaba. Somos muito gratos pela agilidade do diretor-geral do Instituto, Marcelo da Fonseca, e pela união de esforços dos atores locais, incluindo nossas Assessorias Jurídica, Meio Ambiente e equipes de campo. A rapidez de atitudes de todos fez uma grande diferença para o bem comum. Essa homenagem é um reconhecimento pela dedicação à cidade”, frisou José Waldir.

A preocupação agora é com a possibilidade de seca novamente em 2022. O monitoramento contínuo das precipitações de chuva e da vazão do Rio Uberaba continuarão sendo realizados. Tanto o comandante da 5ª Cia PM. IND. MAT. quanto os promotores de Justiça já se colocaram à disposição do Município para novas mobilizações a favor da questão hídrica.

Confira outras notícias: