Codau faz investimento de R$8,5 milhões para modernizar as ETAs

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) já iniciou as obras de reforma do complexo das Estações de Tratamento de Água (ETAs) visando a execução de melhorias nas instalações das unidades I e II, com o foco na modernização das duas estações, construídas em 1940 e 1972, respectivamente.

As obras previstas irão corrigir deficiências crônicas como o desperdício de produtos químicos e um sistema operacional manual já bastante ultrapassado. As alterações serão nas instalações hidromecânicas, nos sistemas de filtração, tanques, edificações e troca de equipamentos.

Estão incluídas obras civis, a revisão e testes de equipamentos e instalações de válvulas e comportas, troca dos floculadores, além da automação do complexo de tratamento. A empresa MCS Montagem, Construções e Saneamento Ltda., de Ourinhos (SP), foi a vencedora da licitação, com um valor de R$8,542 milhões e tem um prazo de 15 meses para a execução do serviço.

A verba para execução das obras nas ETAs é oriunda de financiamento da Caixa Econômica Federal, contrato firmado em 2010 (contrapartida de 10%) que estava parado. “Nós levantamos as demandas da unidade, montamos o Termo de Referência e lançamos o edital na praça. Não havia motivo para esperar tantos anos por estas reformas, sendo que a verba estava disponível para as melhorias tão necessárias nas ETAs, que estão completamente sucateadas. Podemos afirmar que após estas intervenções os sistemas serão modernizados, com uma tecnologia diferenciada, e Uberaba ocupará um lugar de destaque no país em relação ao tratamento de água. Além do fato de que as obras refletirão em controle de perdas de água na estação”, ressaltou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

Confira outras notícias: