Codau finaliza manutenção em poço profundo do Uberaba I

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) entra na fase final da manutenção corretiva para recolocar o poço profundo do Centro de Reservação 11 (Jd. Uberaba I) em operação.

Desde quinta-feira (17), a equipe da empresa especialista (Tecnoágua de Araraquara/SP) retomou a reinstalação dos 144 eixos e tubos e do conjunto motobomba do poço. Todas essas peças foram içadas em fevereiro, logo após a sua paralisação, quando o equipamento ficou inoperante.

Foram várias etapas vencidas para que a manutenção corretiva pudesse ser finalizada, entre a fabricação de equipamentos específicos para a retirada das peças danificadas e as filmagens internas no poço para descobrir a situação da bomba e dos filtros. Agora um novo conjunto motobomba está sendo recolocado, e o que danificado seguirá para a revisão, para depois ser mantido como reserva.

A expectativa da direção da Codau é que ainda esta semana o poço do CR-11, que tem uma vazão de 60 litros/segundo volte a operar e apoiar o abastecimento da região nordeste de Uberaba, onde estão localizados mais de 30 bairros. “Ele contribui com cerca de 20% da água para abastecer este Centro de Reservação e na estiagem torna-se fundamental mantê-lo em atividade. Precisamos dele e tudo indica que depois de todas as intervenções corretivas necessárias ele voltará a operar em breve”, ressaltou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho. O poço ultrapassou a data limite de revisão preventiva que era de 4 anos. A falha mecânica aconteceu em 31 de janeiro, 6 anos após esta data.

Confira outras notícias: