Codau inicia montagem da transposição do rio Claro

Compartilhe este post

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas deu início esta semana à montagem do sistema de transposição do rio Claro, como uma das ações para o enfrentamento do período de estiagem no Município.

O complexo conta com três conjuntos de motobomba movidos a diesel e outros dois acionados por energia elétrica. Na primeira etapa dos trabalhos, as equipes técnicas estão recolocando o cabeamento dos equipamentos e painéis elétricos. O teste de vazão, etapa seguinte após a conclusão das instalações, está programado para a segunda-feira (11).

“Já a montagem do sistema a diesel deverá ocorrer na semana de 18 a 22 de julho, completando assim todo o aparato disponível para suprir a demanda de água na cidade. Nossa expectativa é ligar o sistema de transposição somente em agosto”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

Em paralelo, a equipe de engenharia da Companhia está realizando a substituição de parte das tubulações que compõem o complexo de canais entre o rio Claro e o dissipador de energia, localizado antes do córrego Saudade, o afluente que conecta o rio Claro ao rio Uberaba. Essas redes são de cimento e foram implantadas em 2003, mas de lá pra cá ficaram desgastadas pelos 19 anos de uso. Os novos tubos no diâmetro de 800 mm são de PEAD, material de polietileno de alta durabilidade e resistência.

Chuvas – Segundo as previsões meteorológicas, o inverno na região Sudeste do Brasil terá predomínio de dias secos e as médias de precipitação pluviométrica são baixas ao longo da estação em toda a região, conforme o Climatempo.

Confira outras notícias: