O primeiro serviço é o de cadastramento georreferenciado das redes
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) começa em breve a atualização de informações estratégicas para subsidiar a expansão do sistema de Abastecimento de Água de Uberaba. Trata-se do cadastramento das redes subterrâneas de distribuição, com a atualização do seu banco de dados, que passará a ser georreferenciado. Licitação 001/2021 para o serviço foi concluída nesta sexta-feira (29), no valor global de R$ 4,2 milhões.
A empresa vencedora da concorrência é a Planal Tecnologia Serviços Engenharia Ltda. (SP) e será responsável pelo cadastro georreferenciado, realizado em campo, das redes de distribuição de água, incluindo adutoras, subadutoras. E na região central da cidade, o trabalho será estendido também para o cadastramento das redes coletoras de esgoto e os dutos subterrâneos de utilidades como gás, eletricidade, telefonia, águas pluviais, fibra óptica e outras existentes nas vias. Trata-se de um cadastro técnico multifinalitário das tubulações existentes.
A tecnologia usada será a de Ground Penetrating Radar (GPR/Geo-radar), que é uma medição eletromagnética via Radar de Penetração no Solo, utilizada para detecção de interferências de qualquer material construtivo. O cadastro georreferenciado usará como base imagem de satélite da cidade, com resolução espacial de 35cm, permitindo a menor distorção possível. O prazo total de execução é de 30 meses, respeitando o cronograma de serviços.
Benefícios – Melhorar e reduzir a necessidade de alterações na elaboração de projetos; aumentar a eficácia e a rapidez das manutenções, do dimensionamento de implantações de novos loteamentos e eventuais interligações necessárias são alguns dos benefícios deste serviço inovador e inédito em Uberaba.
“O objetivo de nossa gestão é o de trabalhar com diferentes frentes de tecnologia para garantir eficácia da prestação dos serviços da Codau. Este cadastro nos dará excelentes resultados na manutenção das redes e, no final, representa a melhoria no atendimento à população. Vamos trabalhar com ferramentas que integração e uniformizarão informações das características e funções das redes de água e esgoto. E sendo assim, o controle da gestão desta malha de 1200 km dentro de Uberaba, algo que deveria ter sido feito ao longo das cinco décadas de existência da Companhia. Este serviço é o início do programa de redução de perdas, é o pilar do macro-objetivo que vamos alcançar, com toda a certeza”, assegurou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.