Codau instala gerador para ETE

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas concluiu a instalação de gerador de energia movido à diesel para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Francisco Velludo. Nesta sexta-feira (18), o equipamento passou por testes operacionais para avaliação de desempenho.

O dispositivo é do tipo trifásico de 440 volts – 32 Kva e será o suporte temporário, durante as quedas de energia, do sistema de tratamento preliminar da estação, onde ficam as peneiras dos sólidos, sopradores, rosca sem fim transportadora e sistema de sucção da ponte rolante. A operação desta fase será feita com o gerador durante eventuais intermitências de energia na unidade, de forma automatizada, preservando assim a integridade de todo o sistema de tratamento.

O dispositivo é do tipo trifásico de 440 volts – 32 Kva e será o suporte temporário, durante as quedas de energia, do sistema de tratamento preliminar da estação, onde ficam as peneiras dos sólidos, rosca transportadora sem fim e a ponte rolante com sistema de sucção de areia. A operação desta fase será feita com o gerador durante eventuais intermitências de energia na unidade, de forma automatizada, preservando assim a integridade de todo o sistema de tratamento.

A ETE Rio Uberaba/Francisco Velludo é a maior estação da Codau, responsável pelo tratamento de mais de 80% dos esgotos coletados na cidade. Processa o equivalente a 540l/s de dejetos.

“Esta aquisição faz parte do diagnóstico, realizado logo no começo desta gestão, das demandas e pendências que ficaram há anos em segundo plano e que são tecnicamente imprescindíveis para a boa prestação de serviços fins da Companhia. Trata-se portanto, de uma modernização operacional que a Estação necessitava e agora já devidamente encaminhada”, concluiu o presidente da autarquia, José Waldir de Sousa Filho.

Confira outras notícias:

Opinião

TDAH e os desafios na escola

*Margarete Chinaglia Na escola, há crianças que sentem como um turbilhão de coisas acontecendo ao mesmo tempo: são lápis e