O Governo Municipal, por meio da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), vai investir nos próximos anos um montante de R$ 87 milhões em obras e projetos para ampliar o sistema de abastecimento de água de Uberaba e o de esgotamento sanitário. A verba é de financiamento da Caixa Econômica Federal e autorização para realizar a operação foi aprovada nesta quinta-feira (16) pela Câmara de Vereadores.
O valor total é de R$ 87,327 milhões e será destinado para programas de redução de perdas de água; redução de custos operacionais; inovação tecnológica; aumento da disponibilidade hídrica e ampliação da infraestrutura de saneamento. O desembolso ocorrerá trimestralmente, entre janeiro de 2022 e outubro de 2023, com um prazo de carência de 24 meses e de amortização de 96 meses.
A verba será usada no contrato de gestão e fiscalização da obra da barragem Prainha e também na revisão dos projetos executivos da barragem; nos serviços de identificação e cadastramento de redes de distribuição; na perfuração de dois poços profundos tubulares com captação de água do Aquífero Guarani e sete poços artesianos na zona urbana e bairros rurais. Destaque também para investimentos na implantação de sistema de energias renováveis e alternativas, como é o caso de uma usina fotovoltaica, com o objetivo de abastecer as unidades operacionais da companhia; na construção de dois novos Centros de Reservação: o CR-15, no Recreio dos Bandeirantes e o CR-16, no Jd. Copacabana, com vistas para garantir a ampliação do abastecimento das regiões Oeste e Sul de Uberaba, onde estão os eixos de crescimento da cidade.
Para assegurar uma nova matriz de abastecimento para a cidade, também está no escopo deste financiamento a contratação do estudo de concepção de alternativas para captação e tratabilidade de água, quando se definirá a viabilidade técnico-econômica das opções de mananciais alternativos como o rio Araguari e o rio Grande.
A infraestrutura básica de saneamento (água, esgoto e drenagem pluvial), para atender aos novos empreendimentos empresariais que se expandem para a região da Univerdecidade/Parque Tecnológico, também receberá um volume grande de investimentos.
No componente esgotamento sanitário, a Codau irá investir na construção da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Ponte Alta e na reforma e ampliação da ETE Francisco Velludo, com previsão de ampliação em 16% no tratamento atual desta unidade.
A ampliação da unidade do sistema de suprimentos e logística também está assegurada com a aquisição de terreno no Distrito Industrial I, de 14 mil m2, anexo ao Almoxarifado Central da autarquia.
“Queremos com essas obras e projetos implementar novos padrões de eficiência e produtividade para a sustentabilidade da Companhia, enquanto prestadora de serviços, em especial, nos componentes de água e esgoto. Estamos traçando metas ambiciosas, factíveis, de curto prazo. E dentro de um horizonte de 3 anos será possível ver os resultados na prática destes investimentos, com a reestruturação do saneamento, tão urgente para nossa cidade, colocando Uberaba em destaque nacional”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.
O dirigente ressaltou como os 19 vereadores presentes no plenário foram sensíveis ao pleito e agradeceu a todos pela votação favorável ao projeto.