Previous
Next
Previous
Next

Codau já mapeou 320 km de redes subterrâneas de água em Uberaba

Compartilhe este post

Balanço da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) aponta que já foram mapeados 320 quilômetros de tubulações, dentro do Programa de Cadastramento de Redes Subterrâneas. O percentual corresponde a 26% do contratado e incluiu toda a região central da cidade, que foi executada na primeira etapa.

No trabalho de cadastramento estão previstos 1.200 km de redes que serão detectadas com o equipamento de medição eletromagnética via Radar de Penetração no Solo (Georradar). Na região central também foram identificadas as tubulações coletoras de esgoto, os dutos de utilidades como gás, eletricidade, telefonia, águas pluviais, fibra óptica, e outras existentes nas vias.

O prazo de execução do contrato é de 30 meses. Confira os bairros que já foram mapeados: Centro, Jardim São Bento, Tancredo Neves, Vila São José, Vila Militar, Jardim Nenê Gomes, Vila Ceres, Jardim Bela Vista, Vila Leandro, Conjunto Morada do Sol, Jardim Triângulo, Vila Presidente Vargas, Jardim Indianápolis, Josa Bernardino, Jardim Santa Clara, Residencial Mônica Cristina, Residencial Mangueiras, Jardim Primavera, Cidade Nova, Jardim Esplanada, Conjunto Uberaba, Boa Vista, Abadia, Nossa Senhora da Aparecida e parte do Elza Amui.

O cadastro georreferenciado integra o programa de redução de perdas da Codau, aumentando a eficácia das manutenções. “Esse é um verdadeiro mapa digital que estamos fazendo, e que vai auxiliar no combate ao desperdício de água. Estamos contratando um Plano Diretor de Perdas e o cadastro fará parte de um dos projetos no escopo desse contrato, a setorização das redes de distribuição de Uberaba. Um avanço importante para a operacionalização do sistema de água com eficiência”, afirmou o presidente da Codau, José Waldir Sousa Filho.

Ele também anunciou para este segundo semestre o início da troca de redes que já estão com vida útil comprometida. “Serão 2 km de tubulações que iremos substituir. É o primeiro resultado do Programa de Cadastramento de Redes que iniciamos no ano passado”, ressaltou o dirigente da Companhia.

Confira outras notícias: