A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) recebeu bônus de energia que totaliza R$ 284.884,67, dentro do Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica, promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia. O Programa teve o objetivo de estabelecer medidas emergenciais para o enfrentamento da situação de escassez hídrica no período de estiagem de 2021 e foi encerrado no dia 31 de dezembro.
O bônus recebido pela Codau é referente à energia economizada em 17 unidades da Companhia, entre setembro e dezembro de 2021, em comparação ao mesmo período do ano anterior (2020). Pelos critérios estabelecidos na resolução que instituiu o Programa (Resolução nº 2/2021), as reduções de forma voluntária deveriam atingir o índice entre 10% e 20% nos quatro meses do período de seca. A Codau alcançou o patamar de 20% de redução e, por isso, recebeu R$ 50,00 a cada 100 kWh economizado. O bônus foi creditado na fatura de energia do mês de janeiro deste ano.
Entre as ações promovidas pela Codau para alcançar a redução estão a modulação de carga nos horários de pico, o desligamento dos motores inoperantes acoplados às bombas, a correção do fator de potência, a instalação de equipamentos com motores de maior eficiência, entre outras. Entre as unidades que conseguiram reduzir o consumo estão Estações Elevatórias de Esgoto, Centros de Reservação, Poços Artesianos e o sistema operacional da barragem do rio Uberaba.
“A Codau vem investindo em ações de modernização de equipamentos para diminuir o consumo de energia e o resultado deste Programa mostra que estamos conseguindo alcançar índices positivos com este trabalho. Neste caso, além de economizar com a redução de energia, ainda recebemos um bônus que impactou favoravelmente em nossa conta do mês de janeiro”, afirmou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.