A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas alerta sobre a necessidade de empreender esforços redobrados para reduzir o consumo a fim de auxiliar no restabelecimento dos reservatórios. Toda ação em casa é importante – tomar banhos mais curtos; utilizar a máquina de lavar roupas apenas quando estiver cheia; fechar a torneira ao escovar os dentes, ao fazer a barba, ao ensaboar a roupa ou os utensílios domésticos. E sobretudo eliminar o desperdício de água. A população tem um papel importante nesta crise.
O sistema de abastecimento ainda não foi reequilibrado, mesmo passados dois dias com a retomada de 100% do bombeamento de água do rio Claro. Hoje a vazão do rio Uberaba está em 1.050 litros/segundo. “É abaixo da capacidade de tratamento e por isso não temos volume suficiente para suprir a demanda. A expectativa é que as chuvas cheguem ainda em setembro, mas até o fim desta seca histórica, temos que contar com a ajuda incessante de cada morador de Uberaba para reduzir o gasto. Estas atitudes irão acelerar a retomada do nível dos reservatórios, retardar o fechamento deles até que a suspensão da distribuição aconteça apenas a noite, colocando a cidade em uma situação de menos transtornos”, explicou Rui Ramos, presidente da Codau.
Os reservatórios foram abertos à meia noite com 53,7% de reservação. Mas às 7h desta terça-feira (17) já tinham reduzido para 41,7%. Portanto, de acordo com o Plano de Contingenciamento da Seca, a distribuição de água será suspensa quando índice de reservação chegar em 20% e o fechamento será emergencial por 12 horas.
E a Codau reforça, quanto mais a população economizar, mais tempo a distribuição de água será mantida hoje. O horário de fechamento dos reservatórios será comunicado ao longo deste dia.