Previous
Next

Coluna Gugu te Conta

Compartilhe este post

Sabedoria ou apenas palpiteiro?
Professor e Historiador Esp. Gustavo Vaz “GUGU”
https://www.folhauberaba.com.br/

Como todos sabem chegamos ao ano de 2024 que ocorrem no Brasil as eleições municipais para cargos de prefeitos e vereadores no dia 6 de outubro. Até aí meu caros tudo certo e como de costume, a legislação eleitoral tem todo o seu rito processual.

Porém, no processo de advento a essas eleições ocorre ou até mesmo aparecem fatos, pessoas, mitos e até podemos dizer a “ressurreição” de algumas figuras que até o exato momento, estavam hibernadas em seus leitos eleitorais.

Formadores de opinião, cientistas políticos, chapeiros, articuladores, marqueteiros e por aí vai (…) aparecem se intitulando sabedores e entendedores máximos de todo processo. E parafraseando Umberto Eco [1] “a internet deu voz a uma legião de imbecis”, devemos ficar atentos a essas pessoas ou até mesmo, estarmos cientes para com suas atitudes e seus respectivos passados regressos.

Eleições Municipais é um momento de extrema importância, pois, a relação é muito mais próxima entre eleitores e candidatos. Às vezes, o eleitor até conhece pessoalmente aquele candidato que está pedindo o voto dele. Isto permite que o cidadão acompanhe melhor as atividades realizadas pelos candidatos e também participe da formulação dos programas de governo trazendo pra si, uma responsabilidade maior no momento de escolha de seus respectivos candidatos no pleito municipal.

Portanto, fica aqui nossas recomendações que são simplesmente apenas palpites de pessoas que estão sempre vivendo a divina comédia humana!

[1] Umberto Eco OMRI (Alexandria5 de janeiro de 1932 — Milão19 de fevereiro de 2016)  foi um escritorfilósofosemiólogolinguista e bibliófilo italiano de fama internacional. Foi titular da cadeira de Semiótica e diretor da Escola Superior de ciências humanas na Universidade de Bolonha.  Ensinou temporariamente em Yale, na Universidade Columbia, em HarvardCollège de France e Universidade de Toronto.

Confira outras notícias: