Previous
Next

Coluna Túlio Reis

Compartilhe este post

Marco Túlio Oliveira Reis

[email protected]

Jornalista MTE/MG n.º 16.609

Relatório da CEI

Advogados Adriano Leal e Luiz Novais roubaram a cena na leitura (elaboração) do relatório da CEI do Hospital da Criança. Documento com ricos detalhes e primorosa investigação deixa evidente o conhecimento técnico e desapaixonado dos dois profissionais. Não embarcando nas facilidades das interpretações subjetivas, os advogados mantiveram-se firmes às provocações de lado e outro e deram mostra de como deve atuar um profissional do Direito.

Coisas do Poder

Após ser absolvido de condenação a 10 anos de prisão, em voto de Alexandre de Moraes seguido pela maioria no STF, Paulinho da Força (SDD), presidente do Solidariedade, articula ação contra a PEC 8/2021, que limita decisões individuais/monocráticas de ministros do Suprema Corte. Suspensão da condenação aconteceu um dia antes da votação da PEC. Não bastasse, Paulinho, sem mandato, deverá retornar à Câmara por decisão do TSE que cassou o deputado Marcelo Fernandes, hoje no PSB.

Fortalecido

Para o presidente do SDD local, empresário Eduardo Palmério, esse retorno do Paulinho da Força à Câmara Federal em nada influenciará nos rumos do partido em Minas Gerais. Para ele a relação do partido com o governo Zema não será alterada. Palmério afirma ainda que o Paulinho foi injustiçado e agora sai fortalecido, e consequentemente exercerá papel fundamental nos rumos do partido nas próximas eleições.

Cartafina

Ainda que as movimentações para o processo eleitoral/2024 estejam apenas começando, fonte da coluna afirma que Renatinho Cartafina, herdeiro político do ex-prefeito Silvério Cartafina tem se movimentado intensamente com esse propósito. Segundo este informante, Renatinho mantém aceso o grupo que deu sustentação a sua candidatura a deputado federal e não será surpresa se apresentar-se como candidato ano que vem. Quem viver verá! 

Cartafina II

Também se movimentando para o pleito do ano que vem, o ex-deputado Franco Cartafina participou na manhã deste domingo, de partida de futebol com os amigos da CODAU. Com direito a discurso onde enalteceu o “respeito” nas relações pessoais e na vida pública, alertou que sempre há divergências nos relacionamentos, mas que “quem extrapola o lado profissional pro lado pessoal, a pessoa que extrapola diz muito mais sobre ela mesma do que sobre quem ela está apontando”. Em campo não fez gol!

Aquamóvel

Veículo que abastece eventos com água potável, o Aquamóvel da CODAU virou pauta pra oposição. A tradicional Festa de Reis do bairro rural da Baixa, mesmo sendo prestigiada com a visita da prefeita e outras autoridades não teve a atenção que esperava do CODAU. Segundo liderança daquela comunidade o veículo só chegou na comunidade por volta das 15h e “com um calor desse fez muita falta”. O ex-deputado Tony Carlos (PMDB) desfilou com desenvoltura entre os presentes e, segundo esta liderança, foi depositário desta reclamação. 

Posse na Academia

A Academia de Letras do Triângulo Mineiro – ALTM convida para a posse da Diretoria eleita para o próximo biênio. Solenidade acontecerá na Sala “Cecília Palmério” , dia 29 de novembro, quarta-feira, às 20 horas. O evento será abrilhantado por apresentação do Coral Artístico Uberabense e por um Quinteto da Orquestra Municipal de Uberaba.

Mulheres

A nova diretoria, composta majoritariamente por mulheres, será encabeçada pela musicista  Olga Maria Frange de Oliveira, que terá como Vice- Presidente a jornalista Lídia Prata Ciabotti e 1º Secretária a psicóloga Iná Bittencourt de Sousa Barbosa e 1.ª Tesoureira a advogada Consuelo Pereira Rezende do Nascimento. Representando o gênero masculino Gilberto de Andrade Rezende (2.º Tesoureiro) e Osmar Baroni (2.º Secretário)  completam a diretoria.

Ubernal

As articulações para reerguimento do futebol profissional no Uberaba Sport Club já começam a ter efeitos positivos na sociedade. A rivalidade saudável entre USC e Nacional é a mola propulsora que movimenta e alegra ambas as torcidas. Distintivo do USC pintado em reduto nacionalista rende provocações, piadas e gracejos entre torcedores dos dois times. Esse é o clima que se espera no esporte local para 2024.

Demissões

No final desta semana circulou em alguns grupos de WhatsApp a informação de que conhecida fábrica de calçados que funciona na cidade desde 1986 pretende encerrar temporariamente suas atividades na cidade. Boatos apontam que houve demissão em massa e empregados cumprem aviso prévio. As atividades da empresa poderão retornar em março do próximo ano. O sindicato da categoria desconhece esta situação. 

Confira outras notícias: